24/03/2022
Alerta de Golpe: criminosos se passam por assistente virtual do INSS para obter dados via WhatsApp

Diante do surgimento de novas formas de golpes digitais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente que não entra em contato com beneficiários e segurados através de mensagens de WhatsApp.
De acordo com o INSS, golpistas se passam por uma suposta Central de Atendimento do Instituto e se utilizam da imagem da personagem Helô - assistente virtual do aplicativo Meu INSS. De posse de algumas informações prévias, os criminosos pedem mais informações do segurado, sob a justificativa de formalizar o atendimento.
O órgão pede que, caso haja recebimento de mensagens deste tipo de perfil no WhatsApp, os segurados "bloqueiem imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos".
"O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135", esclarece o Instituto.
Além disso, o INSS explica que quando o segurado busca atendimento, "o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado".
Fique atento
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135;
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
O que fazer em caso de tentativa de golpe
Denuncie aqui tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade