15/02/2022
Caixa protocola embargos de declaração na ação do concurso de 2014
A Caixa protocolou, na última quinta-feira (11), embargos de declaração na Ação Civil Pública (ACP 0000059-10.2016.5.10.0006) – que trata sobre o concurso de 2014.
Os embargos de declaração são mecanismos que permitem esclarecer eventuais omissões do processo. No caso da Caixa, o documento pede esclarecimentos sobre a ordem de chamamento dos trabalhadores.
Segundo a assessoria jurídica da Fenae, os declaratórios serão julgados diretamente no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT) e ainda não há previsão para o julgamento.
Histórico
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região está atento aos desdobramentos da Ação Civil Pública do concurso de 2014. No último dia 2 de fevereiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Fenae, representando o Sindicato, recorreram na ACP. O recurso seguirá para o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Por meio da mobilização das entidades representativas dos trabalhadores, cerca de seis mil trabalhadores foram contratados pela Caixa, ao garantir a continuação da vigência dos concursos de 2014.
As entidades têm agido para que a Caixa contrate mais bancários e assim diminua . O resultado disso são trabalhadores doentes e sobrecarregados, além de atingir diretamente o atendimento à população.
"A contratação empregados é pauta constante da luta das entidades, que tem agido para diminuir o déficit do quadro de pessoas do banco - que chega a 17 mil empregados, além do adoecimento e sobrecarga que aflige os trabalhadores e a precarização do atendimento à população. Momento é de fortalecer a categoria e seguir lutando por condições de trabalho dignas", ressaltaou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
"A contratação empregados é pauta constante da luta das entidades, que tem agido para diminuir o déficit do quadro de pessoas do banco - que chega a 17 mil empregados, além do adoecimento e sobrecarga que aflige os trabalhadores e a precarização do atendimento à população. Momento é de fortalecer a categoria e seguir lutando por condições de trabalho dignas", ressaltaou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade