07/02/2022
Sindicato cobra da direção da Caixa o pagamento da PLR e critérios da Promoção por Mérito
Na reunião da mesa de negociação realizada no último dia 02/02/2022, os representantes dos empregados levaram à mesa permanente a discussão sobre os critérios da sistemática da promoção por mérito de 2021, já que há um impasse entre os representantes dos empregados e os da Caixa.
Como já acabou o ano, não há mais prazo para que os empregados cumpram qualquer critério, e, por isso, os representantes dos empregados defendem a distribuição de um delta a todos os empregados. Já os representantes da direção do banco não concordam, e tentam impor a GDP como único critério para a promoção, e já para o primeiro delta.
Mais uma vez, a direção da Caixa atrasou o início dos debates, e traz uma proposta injusta, pois não há mais a possibilidade do empregado atender aos critérios que a direção do banco tenta impor, pois o ano já acabou.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto, reforça o posicionamento sobre a GDP. “Ela tem sido usada principalmente para assediar os empregados, especialmente no cumprimento de metas desumanas. E é um absurdo chegarmos ao final de janeiro sem termos critérios claros de avaliação dos empregados para a Promoção por Mérito. É incoerente o presidente da Caixa exaltar publicamente as realizações dos empregados e na hora do reconhecimento ter uma postura desrespeitosa e intransigente. Isso é uma falta de respeito do banco com seus trabalhadores”, ressalta.
PLR
Na mesa de negociação, os representantes dos empregados reivindicaram que o pagamento da PLR realizado tão logo a empresa divulgue seu balanço patrimonial de 2021. O prazo limite para o pagamento da PLR é dia 31/02/2022. Os representantes da direção do banco se comprometeram a encaminhar as demandas e trazer a resposta aos empregados.
PLR é fruto de luta
O diretor do Sindicato destaca que a PLR para os empregados da Caixa começou a ser paga em 2004 e a PLR Social, em 2010, fruto da luta dos trabalhadores. Antes de 2004, a Caixa pagava a PRX, elegível para só algumas funções e vinculada a metas. Portanto, a PLR e a PLR Social não são benefícios. São conquistas dos empregados, mobilizados junto às suas entidades representativas.
"A participação nos lucros é uma conquista da categoria bancária em campanhas nacionais que marcaram a história. É válido ressaltar, ainda, que o reconhecimento é mais que merecido, sobretudo neste momento em que o país atravessa uma grave crise econômica e sanitária, de grandes incertezas. Os trabalhadores, mesmo sobrecarregados e esgotados com a falta de empregados nas agências e de condições adequadas de trabalho, além da imposição de metas abusivas, deram um exemplo de dedicação e profissionalismo atendendo milhões de brasileiros. O pagamento da PLR é uma justa valorização àqueles que construíram dia a dia o lucro da Caixa, assim como seu importante papel social para o país enquanto banco público", reforça Tony.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- INSS atualiza procedimentos para pedido de benefício digitalmente. Veja o passo a passo!
- Eleições da Apcef/SP serão dia 16 de abril; Sindicato apoia Chapa 1 – Nossa Luta
- Sindicato e Contraf-CUT cobram mudanças no programa Super Caixa e alertam para possíveis prejuízos aos trabalhadores
- Bancos de crédito consignado lideram ranking de processos e acendem alerta sobre práticas abusivas
- 2º turno das Eleições Funcef começa na segunda-feira (6). Sindicato reafirma apoio aos candidatos do grupo Participantes Funcef
- Edital de Assembleia Geral Ordinária para eleição de Comissão Eleitoral
- Movimento sindical orienta atenção redobrada na declaração do imposto de renda neste ano
- Clube dos Bancários: não haverá expediente nos feriados de Sexta-feira Santa (3) e Páscoa (5)
- Itaú não divulgou aos funcionários o Índice de Cumprimento de Metas do GERA+ do último trimestre de 2025
- Movimento sindical cobra Mercantil sobre divergências no Informe de Rendimentos e orienta cautela na declaração do IR
- Sindicato e Contraf-CUT apoiam a Chapa 2 nas eleições da Previ
- GT de Promoção por Mérito: Definição antecipada de critérios triplica número de empregados da Caixa que recebeu segundo Delta
- Funcionários do Bradesco, cuidado com inconsistências na declaração do Imposto de Renda
- Fenae promove live para debater balanço da Funcef com candidatos do 2º turno
- Após cobrança das entidades sindicais, Caixa agenda reunião para discutir o Super Caixa