31/01/2022
Prazo para inscrições dos candidatos das eleições da Funcef termina nesta segunda-feira (31)
Termina nesta segunda-feira (31/01), às 18h, o período de inscrições dos candidatos às Eleições Funcef 2022. O pleito irá eleger dois membros da Diretoria, dois conselheiros titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo, e um titular e um suplente para o Conselho Fiscal.
O processo eleitoral para escolha dos novos representantes era realizado por meio de chapas integradas por candidatos a todos os cargos em disputa, mas com a realização da mudança estatutária da Fundação, sem nenhum aviso aos participantes, o processo acontecerá de maneira individualizada, por nomes.
“O que a Funcef denomina de ‘modelo moderno’ na verdade é arcaico, pois o formato da eleição passa a ser ‘cada um por si’, o que dificulta a governabilidade e a representatividade dos participantes. As associações representativas e a grande maioria dos participantes não concordaram com a mudança, visto que as novas regras violam o Estatuto aprovado em 2007”, ressaltou o presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto.
O que mudou?
Segundo a Funcef, o novo modelo eleitoral aprovado no Estatuto foi adequado à Resolução nº 35 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), aprovada em dezembro de 2019.
A chapa eleitoral fechada foi substituída pelas candidaturas individuais ao cargo pleiteado. Ou seja, os concorrentes poderão se organizar em grupos para a disputa, sendo eleitos os mais votados.
Os mandatos também deixam de ser sincronizados, com renovação de metade dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo a cada dois anos, envolvendo sempre indicados e eleitos.
Saiba como se candidatar
As inscrições são feitas por meio do envio de mensagem eletrônica ao e-mail da Comissão Eleitoral (comissaoeleitoralfuncef@funcef.com.br), explicitando a vaga. Para oficialização da candidatura, toda a documentação deve ser enviada por mensagem eletrônica, pelo candidato titular ou seu suplente, até às 18h, do dia 31 de janeiro de 2022. Os candidatos passarão por análise de elegibilidade de acordo com os critérios previstos no Regulamento das Eleições e Estatuto da Funcef.
A divulgação dos candidatos homologados será feita no dia 3 de março. Nesta data também terá início a campanha eleitoral do 1° turno, que se estenderá até 21 de março. A votação do primeiro turno está prevista para o período de 18 a 21 de março. O segundo turno ocorrerá de 1º a 4 de abril.
Posse
Os eleitos serão empossados nos cargos no dia 31 de maio de 2022.
Votação
Estão aptos a votar os participantes ativos e assistidos maiores de 18 anos, com benefício vitalício, que tenham se inscrito até o dia 31 de janeiro de 2022 em planos da Fundação. O sistema de votação se dará de duas formas: por meio do autoatendimento no portal da Funcef ou pelo app da Fundação (disponível nas versões Android e IOS). Clique aqui e confira o site especial das eleições da Funcef.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Diretoria plena do Sindicato se reúne para análise de conjuntura e definição de estratégias de luta
- Dia Nacional de Luta em defesa da Previ: trabalhadores do BB realizaram protestos por todo o país
- Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
- Sindicato visita agências do Santander para alertar sobre os impactos da terceirização e reforçar mobilização contra a prática
- Novos exames do PCMSO devem ser oferecidos pela Caixa a partir de maio
- Trabalhadores do BB protestam nesta quarta-feira (16) em defesa da Previ e contra ataques do TCU e CNN
- PL do golpe é tentativa de anistiar Bolsonaro e legalizar ataques à democracia, alerta Contraf-CUT
- Entidades sindicais se mobilizam para Marcha a Brasília e 1º de Maio
- A quem interessa destruir a Cabesp?
- Isenção do IR até R$ 5 mil: 76% dos brasileiros concordam com criação de alíquota mínima para os mais ricos
- Previ: Entenda os interesses em torno do fundo de pensão. E a importância de defendê-lo
- Talentos Fenae/Apcef chega ao fim em clima de festa e confraternização dos empregados e aposentados da Caixa
- STF: aposentado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
- Santander ignora diversidade e dá passo atrás ao nomear homem para chefia de marketing
- Contraf-CUT: Ministro do TCU ignora relatório solicitado por ele mesmo em auditoria na Previ