31/01/2022
Prazo para inscrições dos candidatos das eleições da Funcef termina nesta segunda-feira (31)
Termina nesta segunda-feira (31/01), às 18h, o período de inscrições dos candidatos às Eleições Funcef 2022. O pleito irá eleger dois membros da Diretoria, dois conselheiros titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo, e um titular e um suplente para o Conselho Fiscal.
O processo eleitoral para escolha dos novos representantes era realizado por meio de chapas integradas por candidatos a todos os cargos em disputa, mas com a realização da mudança estatutária da Fundação, sem nenhum aviso aos participantes, o processo acontecerá de maneira individualizada, por nomes.
“O que a Funcef denomina de ‘modelo moderno’ na verdade é arcaico, pois o formato da eleição passa a ser ‘cada um por si’, o que dificulta a governabilidade e a representatividade dos participantes. As associações representativas e a grande maioria dos participantes não concordaram com a mudança, visto que as novas regras violam o Estatuto aprovado em 2007”, ressaltou o presidente da Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto.
O que mudou?
Segundo a Funcef, o novo modelo eleitoral aprovado no Estatuto foi adequado à Resolução nº 35 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), aprovada em dezembro de 2019.
A chapa eleitoral fechada foi substituída pelas candidaturas individuais ao cargo pleiteado. Ou seja, os concorrentes poderão se organizar em grupos para a disputa, sendo eleitos os mais votados.
Os mandatos também deixam de ser sincronizados, com renovação de metade dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo a cada dois anos, envolvendo sempre indicados e eleitos.
Saiba como se candidatar
As inscrições são feitas por meio do envio de mensagem eletrônica ao e-mail da Comissão Eleitoral (comissaoeleitoralfuncef@funcef.com.br), explicitando a vaga. Para oficialização da candidatura, toda a documentação deve ser enviada por mensagem eletrônica, pelo candidato titular ou seu suplente, até às 18h, do dia 31 de janeiro de 2022. Os candidatos passarão por análise de elegibilidade de acordo com os critérios previstos no Regulamento das Eleições e Estatuto da Funcef.
A divulgação dos candidatos homologados será feita no dia 3 de março. Nesta data também terá início a campanha eleitoral do 1° turno, que se estenderá até 21 de março. A votação do primeiro turno está prevista para o período de 18 a 21 de março. O segundo turno ocorrerá de 1º a 4 de abril.
Posse
Os eleitos serão empossados nos cargos no dia 31 de maio de 2022.
Votação
Estão aptos a votar os participantes ativos e assistidos maiores de 18 anos, com benefício vitalício, que tenham se inscrito até o dia 31 de janeiro de 2022 em planos da Fundação. O sistema de votação se dará de duas formas: por meio do autoatendimento no portal da Funcef ou pelo app da Fundação (disponível nas versões Android e IOS). Clique aqui e confira o site especial das eleições da Funcef.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- Conselho Deliberativo da Funcef vai votar adequação da meta atuarial nesta quinta-feira (21)
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de quarta-feira (20) no Clube dos Bancários
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é conquista dos movimentos sociais
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria
- Caixa: Representação dos empregados entrega contraproposta para caixas e tesoureiros
- O sangue dos ancestrais negros continua a ser derramado, agora pelas ações policiais