12/11/2021
Funcef: participantes do Reg/Replan optam por manter prazos e taxas atuais dos equacionamentos

Em consulta realizada pela Fundação dos Economiários Federais (Funcef), cerca de 70% dos participantes do REG/Replan optaram por manter os prazos e taxas de contribuição extraordinária sobre o alongamento dos equacionamentos previsto pela Resolução CNPC 30/2018.
“A consulta é uma reivindicação antiga das entidades junto à Funcef, que finalmente foi atendida, sendo muito importante para os participantes do REG/Replan. Uma votação expressiva como essa mostra para a Funcef que os participantes anseiam por definir a gestão e o futuro dos planos, não apenas quanto ao equacionamento, mas em todas as decisões que os afetem", ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
A consulta, realizada entre os dias 1º e 10 de novembro, contabilizou a manifestação de 20.064 ativos e assistidos, que representam 33,39% dos 60.088 participantes do REG/Replan aptos a votar. Isso significa que o quórum mínimo estipulado pela Fundação (20%) foi alcançado.
Vale lembrar que a consulta aos participantes do REG/Replan em relação à aplicação do CNPC 30 foi realizada após três anos de muitas cobranças da Fenae e entidades representativas e, onde a Federação deixou clara a posição favorável sobre a aplicação da resolução 30/18 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) ao equacionamento e também solicitou o alongamento do prazo da consulta para sanar todas as dúvidas dos participantes.
Para a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, a realização da consulta reforçou a importância do aprofundamento do debate sobre a Funcef e sua gestão. “Ficou claro que precisamos debater mais os conceitos previdenciários e consultar os participantes. Isto precisa se tornar uma prática constante da direção da Funcef”, afirmou a diretora.
Resultado final da consulta

Separando por modalidade, a opção por manter foi escolhida por 68,38% dos 18.290 participantes do Saldado que se manifestaram e por 81,34% dos 1.774 ativos e assistidos votantes do Não Saldado.
De acordo com a Funcef, considerando o resultado da manifestação, a Fundação manterá os termos dos planos de equacionamento vigentes, sem a extensão do prazo, possibilidade prevista pela CNPC 30. A participação na consulta não implicou em concordância com os planos de equacionamento vigentes, nem configura renúncia de direitos a eles relacionados.
Dúvidas - Em caso de dúvida, entre em contato com a Funcef, pelo chat no aplicativo da Fundação, das 9h às 16h, pelo Fale Conosco ou ligue para o telefone 0800 706 9000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!
- Baixe aqui as cartilhas de combate à violência de gênero
- Categoria reconhece força e presença dos sindicatos, aponta pesquisa da FETEC-CUT/SP
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Bancárias foram às ruas no 8 de Março contra o feminicídio e a escala 6x1, por soberania e por mais mulheres na política
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT
- Aposentados da Contraf-CUT realizam encontro nacional para balanço de 2025 e planejamento das ações para 2026
- Eleições no Economus começam 16 de abril; Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite