06/09/2021
Sindicato questiona direção da Caixa sobre mudanças no Interaxa e impactos na jornada
A direção da Caixa anunciou, na última sexta-feira (3), uma alteração no OR 069, que muda o horário de atendimento aos clientes via WhatsApp, utilizando a ferramenta Interaxa. O atendimento ficaria disponível aos clientes das 9h às 17h. O período, porém, é incompatível com o horário das unidades (que funcionam das 8h às 13h) e com a jornada de trabalho dos empregados que, em sua maioria, são os responsáveis por estes atendimentos, que é de 6 horas diárias.
Com o atual quadro de pessoal das unidades, não é possível atender à esta alteração sem que haja extrapolação da jornada. A extrapolação é um problema grande para os empregados que atuam presencialmente, e ainda maior para os colegas que estão trabalhando em Home Office, já que, pelo fato de não registrarem a jornada, eles nem ao menos recebem pela jornada extraordinária.
A Caixa não pode utilizar o Home Office na pandemia como forma de economizar com o pagamento de hora-extra, fazendo com que os empregados extrapolem sistematicamente a jornada de trabalho sem a contraprestação pecuniária. As entidades representativas dos empregados já encaminharam ofício para a direção do banco requerendo a imediata suspensão da mudança, e cobrando uma mesa para tratar do tema. A Caixa se comprometeu com o movimento sindical a dar uma resposta sobre a questão.
"Fizemos esta cobrança, vamos continuar acompanhando e aguardamos retorno da direção da Caixa. O Home Office na pandemia é para salvar vidas, e não para aumentar a rentabilidade da Caixa com trabalho gratuito dos empregados", reforçou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
O Sindicato orienta aos empregados que, caso extrapolem sua jornada de trabalho, registrem sua jornada. Caso estejam impedido de registrar a jornada por estarem em Home Office, respeitem sua jornada contratual ou juntem elementos para comprovar a extrapolação, para subsidiar eventual ação cobrando da Caixa as horas-extras devidas.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda
- Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade