06/09/2021
Sindicato questiona direção da Caixa sobre mudanças no Interaxa e impactos na jornada
A direção da Caixa anunciou, na última sexta-feira (3), uma alteração no OR 069, que muda o horário de atendimento aos clientes via WhatsApp, utilizando a ferramenta Interaxa. O atendimento ficaria disponível aos clientes das 9h às 17h. O período, porém, é incompatível com o horário das unidades (que funcionam das 8h às 13h) e com a jornada de trabalho dos empregados que, em sua maioria, são os responsáveis por estes atendimentos, que é de 6 horas diárias.
Com o atual quadro de pessoal das unidades, não é possível atender à esta alteração sem que haja extrapolação da jornada. A extrapolação é um problema grande para os empregados que atuam presencialmente, e ainda maior para os colegas que estão trabalhando em Home Office, já que, pelo fato de não registrarem a jornada, eles nem ao menos recebem pela jornada extraordinária.
A Caixa não pode utilizar o Home Office na pandemia como forma de economizar com o pagamento de hora-extra, fazendo com que os empregados extrapolem sistematicamente a jornada de trabalho sem a contraprestação pecuniária. As entidades representativas dos empregados já encaminharam ofício para a direção do banco requerendo a imediata suspensão da mudança, e cobrando uma mesa para tratar do tema. A Caixa se comprometeu com o movimento sindical a dar uma resposta sobre a questão.
"Fizemos esta cobrança, vamos continuar acompanhando e aguardamos retorno da direção da Caixa. O Home Office na pandemia é para salvar vidas, e não para aumentar a rentabilidade da Caixa com trabalho gratuito dos empregados", reforçou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
O Sindicato orienta aos empregados que, caso extrapolem sua jornada de trabalho, registrem sua jornada. Caso estejam impedido de registrar a jornada por estarem em Home Office, respeitem sua jornada contratual ou juntem elementos para comprovar a extrapolação, para subsidiar eventual ação cobrando da Caixa as horas-extras devidas.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Defender os bancos públicos e a soberania é um compromisso inegociável com o povo brasileiro
- Câmara aprova urgência de projeto que isenta de IR quem recebe até R$ 5 mil e reduz imposto até R$ 7.350
- Audiência na Câmara debate situação do plano de saúde dos aposentados do Itaú
- COE Bradesco avança em negociação de dois acordos inéditos com o banco
- Veja ao vivo a abertura dos congressos de trabalhadores de bancos públicos
- Manifesto por “tolerância zero para casos de violência e assédio abre o 40º Conecef
- Como 0,1% dos super-ricos do Brasil acumulou mais renda que 80 milhões de pessoas
- Chegaram os Canais do Sindicato no WhatsApp! Siga-nos agora!
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA