31/08/2021
Mudanças no estatuto da Funcef representa retirada de direitos
As mudanças ocorridas no estatuto da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), anunciadas em 11 de agosto, representam para os participantes, uma série de retirada de direitos. As mudanças vão desde uso do voto de minerva, alterações nos regulamentos dos planos, até novo formato de eleição.
O uso do voto de minerva está previsto em lei e, o estatuto anterior tinha travas para utilização, visto que impedia a utilização deste dispositivo para mudanças de regulamentos e retirada de patrocínio.
A outra diminui a representatividade dos participantes na diretoria executiva da Fundação reduzindo de três para dois diretores eleitos e transferindo setores importantes como planejamento estratégico e controle de risco para a presidência. Vale ressaltar que as atividades que foram transferidas para a presidência representam uma fragilidade na governança, uma vez que o detentor do voto de minerva também controlará a área que tomará decisões que podem comprometer a Fundação.
“É lamentável o tamanho do desrespeito que representa uma grande retirada de direitos. O desrespeito independe de ser feito de uma vez ou mais. A possibilidade de a Caixa retirar direitos previstos nos regulamentos já está acontecendo. Começou com o Reg Replan não saldado. Outra mudança substancial, além de reduzir o número de diretores, muda o formato de escolha comprometendo a unidade dos eleitos”, afirmou a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
O processo eleitoral para escolha de integrantes de metade do Conselho Deliberativo (CD), do Conselho Fiscal (CF) e da Diretoria-executiva, que era realizado por meio de chapas integradas por candidatos a todos os cargos em disputa, será individualizado, por nomes. “Ou seja, o que eles chamam de ‘modelo mais enxuto’ fragiliza a governança e possibilita a gestão dos recursos para um gestor privado”, explicou Fabiana.
Em 2020, a Fenae entrou com uma ação Judicial que questiona a validade de decisão tomada desconsiderando o Estatuto quando da mudança no Regulamento do REG/Replan não Saldado. A ação segue tramitando.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- MPT reafirma direito de entidades sindicais à manifestação política durante processo eleitoral
- Contraf-CUT e Sindicato repudiam articulação para entregar participação do Banco do Brasil a banco dos EUA
- "Tesouraço" de Flávio eliminaria até 2,2 milhões de empregos e impactaria PIB negativamente em 1,55%, diz Dieese
- Sem Sindicato, salário médio dos bancários seria R$ 5 mil menor
- Bancos pressionam bancários por certificação C-Pro R até o fim de outubro
- Em virtude do 2º turno das eleições, Clube estará fechado no domingo (25)
- Proposta de reforma da Previdência ameaça aposentadorias e direitos dos bancários
- Grave! Banesprev exclui participantes da governança e entrega cargos de eleitos a indicados do Santander
- Governo Bolsonaro iniciou reestruturação na Caixa com ataques aos empregados e piora nas condições de trabalho
- Live dos Eleitos debate gestão e perspectivas para o futuro da Cassi nesta quinta-feira (22)
- Fenae alerta participantes da Funcef sobre riscos de contribuições em atraso
- Daniella Marques: do discurso de valorização das mulheres às propostas que preocupam os trabalhadores
- Reforma Administrativa: planos do candidato Flávio Bolsonaro ameaçam bancários de bancos públicos
- CCT 2026/2028 garante indenização extra e apoio à recolocação após fechamento de agências
- Seu voto não termina na urna: como o resultado do segundo turno afeta sua vida, trabalhador?