24/08/2021
Saúde Caixa: mesmo com debate no Senado, Guimarães quer implementar CGPAR 23
Mesmo com o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 342/2021 (aprovado na Câmara dos Deputados como PDC 956/2018), que susta os efeitos da CGPAR 23, com votação prevista para amanhã, quarta-feira (25), no Senado, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, insiste em alterar o modelo de custeio do Saúde Caixa, implementando a resolução, que nem mesmo possui força de lei.
A aplicação da CGPAR 23, como quer Pedro Guimarães, acarretará em um modelo de custeio de 50% pelo banco e 50% pelos empregados da Caixa. E pode piorar. Levando em conta a não contratação de novos empregados e a inflação médica, a proporção pode ser pior do que 50 a 50, invertendo para 30% para o banco e 70% para os empregados.
Pedro Guimarães, assim como o governo Bolsonaro, não possui qualquer obrigação de implementar hoje a CGPAR 23. A resolução não tem força de lei. Ou seja, é uma decisão da gestão do banco inviabilizar ou não o Saúde Caixa para milhares de trabalhadores da Caixa, ameaçando a própria sustentabilidade do plano.
É válido lembrar que, desde 2016, o que mantém a sustentabilidade e o atual modelo de custeio do Saúde Caixa - 70% pelo banco e 30% pelos empregados - é a organização e a força de negociação dos trabalhadores do banco público, junto as suas entidades representativas. Foi graças a mobilização nas campanhas de 2018 e 2020, a CGPAR 23 ficou fora do Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados da Caixa.
Os ataques ao Saúde Caixa datam desde o governo Temer, que impôs, no final de 2017, o teto de gastos da Caixa com o plano de saúde de 6,5% da folha de pagamento, o que foi mantido pelo governo Bolsonaro.
“Neste momento, mais uma vez, a nossa mobilização é fundamental na luta contra a CGPAR 23, em defesa do Saúde Caixa. Assine o abaixo-assinado pela manutenção do modelo de custeio. Juntos somos mais fortes”, conclama o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Vicentim.
> Assine o abaixo-assinado pela manutenção do modelo de custeio do Saúde Caixa
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Trabalhadores ocuparão Brasília pela redução da jornada e fim da 6x1, no dia 15
- Funcef fecha 2025 com resultado positivo e alívio para os participantes
- GT de Saúde cobra respostas do Itaú sobre práticas que afetam bancários afastados
- Bancária e bancário, já começou a Consulta Nacional 2026. Participe!
- Cartões de marcas próprias: aliados do varejo, vilões do orçamento
- Eleições Previ: Reunião com candidatos da Chapa 2, em Catanduva, reforça papel do diálogo e da informação na defesa dos associados
- Por trás do alto nível de endividamento no país: enquanto governo busca soluções, Bacen penaliza população com juros altos
- INSS atualiza procedimentos para pedido de benefício digitalmente. Veja o passo a passo!
- Eleições da Apcef/SP serão dia 16 de abril; Sindicato apoia Chapa 1 – Nossa Luta
- Sindicato e Contraf-CUT cobram mudanças no programa Super Caixa e alertam para possíveis prejuízos aos trabalhadores
- Edital de Assembleia Geral Ordinária para eleição de Comissão Eleitoral
- Clube dos Bancários: não haverá expediente nos feriados de Sexta-feira Santa (3) e Páscoa (5)
- Bancos de crédito consignado lideram ranking de processos e acendem alerta sobre práticas abusivas
- Movimento sindical orienta atenção redobrada na declaração do imposto de renda neste ano
- 2º turno das Eleições Funcef começa na segunda-feira (6). Sindicato reafirma apoio aos candidatos do grupo Participantes Funcef