26/07/2021
”Pronampe é oportunidade para os empregados”. Sim, de descomissionamento
A pressão da Vired sobre os empregados para contratar Pronampe não para, e a preocupação com as consequências desta diretriz só aumentam. Quem atua na PF foi direcionado a trabalhar as vias 190 e 200, deixando os itens de seu segmento no Conquiste defasados. O aumento nas metas de crédito PJ e a pressão pelo “Cross Sell”, por sua vez, afligem os empregados da PJ.
A preocupação com relação ao “Cross Sell” não se resume ao Conquiste: a lei que instituiu o Pronampe (14.161/2021), no artigo 6º, diz que “Fica vedada a obrigatoriedade de contratação de quaisquer outros produtos ou serviços financeiros, inclusive seguros prestamistas, para contratação da linha de crédito do Pronampe”. Ao mesmo tempo, o CRM Caixa estabelece que ao menos 70% dos contratos de Pronampe devem ser qualificados com a contratação de outros produtos, que seriam: CROT, Cartão, GIM, Desconto, Folha, Fundos e CDB, Cesta, Cobrança, Credenciamento, Prestamista, Pix, Sócio PF com 001, Previdência, Seguro Patrimonial ou Seguro de Vida.
De acordo com levantamento feito pelas entidades, os bancos privados que operam a linha não têm feito qualquer outra oferta de produtos aos clientes que contratam Pronampe para evitar descumprir o artigo da legislação.
Com a evidente incongruência, os empregados ficam “no fio da navalha”: se buscam os objetivos de “Cross Sell”, elevam as chances de sofrerem os efeitos disciplinares do CR 444, o PQV, e podem sofrer apontamento de condutas (instrumento de descomissionamento) de maneira sumária, sem direito à defesa. Se não atingirem os objetivos de “Cross Sell”, se sujeitam ao apontamento de condutas por desempenho, pelo fato de não terem alcançado o resultado imposto.
O incentivo da mídia para que as denúncias sejam feitas diretamente ao Banco Central, como vemos aos 05min11seg da reportagem (clique aqui para assistir), aumentam ainda mais os riscos dos empregados sofrerem denúncias admitidas pela empresa como procedente, sofrendo as consequências do PQV.
“As entidades (Apcef, Agecef e Sindicato) encaminharão um documento à direção do banco e ao Conselho de Administração apontando os transtornos pelos quais os empregados têm passado em decorrência desta cobrança absurda do Pronampe, expondo os problemas e reivindicando providências. Representantes da Vired afirmam que o Pronampe é uma oportunidade, mas as únicas oportunidades que a cobrança para alcançar as metas impostas para o Pronampe tem trazido é de descomissionamento e de adoecimento, conforme os casos em que temos buscado intervir em São Paulo”, criticou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.
"Vamos novamente deixar claro para o banco que somos veementemente contra os descomissionamentos por metas neste momento de pandemia. Estamos passando por uma crise sanitária sem precedentes, a população enfrenta altíssimos índices de desemprego, agravados pela pandemia, portanto, não é o momento de vender produtos bancários e de cobrar desempenho dos empregados por essas metas de vendas", reforçou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
> Clique aqui e veja a lei que tornou o Pronampe permanente.
O Sindicato orienta aos bancários denunciarem à entidade (veja abaixo) qualquer tipo pressão.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria