13/05/2021
Audiência discute a política de privatização e os impactos nos serviços da Caixa

A política de privatização e os impactos que ela pode causar na prestação dos serviços e benefícios sociais estará em pauta nesta quinta-feira (13), a partir das 10h, em audiência pública da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados.
Para o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, que vai participar da audiência proposta pelo deputado Alexandre Padilha (PT/SP), se a privatização da Caixa acontecer, os serviços públicos e o pagamento de benefícios sociais estarão comprometidos.
Takemoto lembrou que a estratégia do Governo Federal e da presidência da Caixa é dividir o banco em várias partes, uma delas é o chamado banco digital, que nada mais é do que um outro banco, com outro CNPJ, que será privatizado em seguida.
“O mais grave é que todos os benefícios sociais do banco serão repassados para esta nova instituição. Qual será o futuro dos programas e benefícios sociais se estiverem nas mãos do mercado privado, que só visa o lucro? As políticas públicas que atendem a população mais carente do país serão garantidas?”, questionou.
A audiência também vai discutir a situação dos aprovados no concurso de 2014.
As entidades sindicais bancárias conquistaram uma grande vitória na Justiça, que manteve todas as contratações de 2016 por meio de ações coletivas ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho. Entretanto, a luta por mais contratações continua. "Está cada vez mais complicado ser atendido na Caixa sem ter que enfrentar longas filas e passar horas na agência para resolver qualquer pendência. Consequência do desmonte iniciado no governo Temer e reforçado por Bolsonaro. Os empregados estão com alto nível de carga de trabalho, em condições precárias nas unidades e submetidos à pressão para obter resultados através de metas abusivas, imposta pela atual gestão. A contratação deve ser imediata para melhorar as condições de trabalho e prestar melhor atendimento à população. O Sindicato está na luta pela convocação dos aprovados no concurso público de 2014 para que seja retomada a recomposição do quadro, proporcionando um atendimento mais adequado ao tamanho da demanda do banco 100% público", acrescentou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
É possível acompanhar a audiência pelo portal e-Democracia, inclusive enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil