01/03/2021
Pesquisa demonstra que quase 60% da população é contrária à privatização da Caixa

Diversos veículos nacionais e regionais noticiaram, na última quinta-feira (25), a pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que aponta que 59,8% dos entrevistados são contrários à privatização da Caixa Econômica Federal. O banco lidera a relação de empresas que a sociedade menos quer que seja vendida, conforme apontam 30,1% dos entrevistados.
Levantamentos como este são importantes para reafirmar o posicionamento em defesa da Caixa 100% pública e do papel essencial que os bancos públicos desempenham para o desenvolvimento econômico e social do país.
O assunto foi objeto de publicações do 247, Diário do Centro do Mundo, do Blog o Cafezinho, Jornal GGN, Revista Forúm,e veículos estaduais como o jornal eletrônico Tudo Rondônia.
Segundo os dados da pesquisa, divulgados esta semana, apenas 28,6% das pessoas disseram ser a favor da privatização de estatais; 11,6% não souberam opinar ou não responderam. A pesquisa CNT/MDA foi realizada com 2.002 entrevistados, em 137 cidades de 25 estados, entre os dias 18 e 20 deste mês.
Em declarações à Mídia, o presidente da presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa, Sérgio Takemoto lembrou o papel social da Caixa nesses 160 anos comemorados no dia 12 de janeiro. “Na pandemia, mais uma vez a Caixa Econômica se mostrou fundamental, principalmente em relação ao pagamento do auxílio. Metade da população brasileira passou pela Caixa, nesse período. O governo já manifestou interesse de vender o setor de Cartões de Crédito e outras áreas do banco. Tudo isso para enfraquecer a Caixa”, frisou o presidente da Fenae.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Inteligência Artificial em debate: impactos, riscos e a defesa dos direitos sociais
- Maioria esmagadora da categoria valoriza direitos trabalhistas e rechaça pejotização
- 40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
- Manutenção da democracia brasileira passa pela eleição de senadores progressistas em 2026
- Com representação de norte a sul do país, 27ª Conferência Nacional dos Bancários é aberta em São Paulo
- Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
- Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
- Congresso do BB reforça defesa da Previ e denuncia ataques à governança
- Fim do teto de gastos da Caixa com saúde dos empregados é fundamental
- Bancários do Bradesco aprovam plano de ação em encontro nacional
- Respeito ao ser humano deve ser ponto central no uso da IA pela Caixa
- Jessé Souza: para vencer batalha de narrativas, trabalhadores precisam entender papel do imaginário nacional
- Encontro Nacional define minuta de reivindicações dos trabalhadores do Banco Mercantil do Brasil
- Banco do Brasil enfrenta “tempestade (im)perfeita”: juros altos, novas regras e crise no agro desafiam resultados
- Trabalhadores do BB definem eixos de luta pela defesa do banco público, da Cassi e da Previ