04/01/2021
Caixa Econômica Federal anuncia prorrogação do Projeto Remoto até o dia 31 de janeiro
A Caixa reforçou internamente no dia 29 de dezembro de 2020 a prorrogação do Projeto Remoto Excepcional até 31 de janeiro de 2021. Todos os empregados que estão em home office, prioritariamente os que compõem o grupo de risco e o ampliado Caixa, deverão permanecer no trabalho em home office até o final de janeiro.
A prorrogação foi um compromisso da Caixa durante a mesa de negociação no dia 3 de dezembro de 2020. O home office vem sendo defendido pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, movimento sindical e entidades representativas da categoria enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Para a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt, as curvas de contaminação e de óbitos da covid-19 estão crescendo novamente e o distanciamento social ainda é a prevenção mais eficaz contra a doença.
Ainda segundo Fabiana, a Comissão dos Empregados tem pautado a Caixa para, além do período da pandemia, ter um acordo negociado sobre o teletrabalho.
Na última mesa de negociação, o debate sobre o teletrabalho entre os empregados e a direção da Caixa esbarrou no controle da jornada, item no qual o banco informou que não quer clausular o controle.
"Precisamos avaliar bem o possível acordo sobre o teletrabalho. Sabemos de muitos empregados que estão extrapolando a jornada diária, tem metas abusivas entre outros problemas*. A ausência do ponto eletrônico é muito grave, pois a longo prazo isso pode agravar os problemas de saúde dos empregados. O colega tem que ter direito a desconexão", avaliou Fabiana.
O diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto, destacou a importância do home office durante a pandemia. "O aumento do número de casos em todo o país é a prova de que seguimos correndo muito risco. O trabalho remoto é uma das principais defesas do movimento sindical para proteção à saúde de empregados e da população. Vamos intensificar nossas reivindicações junto à Caixa em 2021 para garantir a saúde dos trabalhadores", afirmou o diretor.
Projeto Remoto
O Projeto Remoto é uma modalidade de Trabalho Remoto Simplificado. Foi lançando em março e tinha o prazo de 30 dias. A prorrogação do projeto poderá continuar ocorrendo de acordo com a necessidade do banco.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Sindicato e Fetec-CUT/SP debatem conjuntura e perspectivas para a categoria bancária
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Organização do trabalho nos bancos leva a adoecimento mental da categoria