30/12/2020
Pronampe: Sindicato atua, e agências da base da entidade não terão expediente até às 21h
Representantes dos trabalhadores visitaram, na terça-feira (29), agências da Caixa que tiveram o horário de atendimento ampliado até as 21h para a liberação das verbas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Após denúncia, entidades representativas dos empregados enviaram ofício à direção da Caixa cobrando pagamento de horas extras para quem exceder a jornada de trabalho para esta operação do Pronampe. A reivindicação foi acatada pela direção do banco.
> Leia o documento na íntegra
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região está atento aos locais de trabalho e segue denunciando os abusos cometidos.
O diretor Antônio Júlio Gonçalves Neto entrou em contato com as agências e com as SEVs sobre a abertura das unidades. Os representantes do banco informaram que nenhuma das agências pertencentes à base do Sindicato teria seu expediente ampliado até às 21h.
"O clima nas agências é de que foi uma ação sem planejamento por parte da Caixa. Empregados e empregadas deram a maior demonstração de comprometimento e dedicação ao atender mais de 120 milhões de brasileiros, mesmo com defasagem de funcionários nas agências e colocando em risco suas próprias vidas para que não faltasse atendimento à população. Em plena última semana do ano serem convocados para trabalhar à noite é querer transformar a rotina já exaustiva desses trabalhadores em algo completamente massacrante", reitera o diretor.
Tony reforça que, em caso de qualquer descumprimento por parte do banco do acordado com os empregados, o Sindicato deve ser comunicado. (Confira os contatos ao final da matéria).
Outra cobrança do movimento sindical foi para que os gestores não indicassem empregados para a tarefa com base em punição por não cumprimento de metas. O banco também garantiu que não seria feito.
Autenticado antes da efetivação: denuncie!
O Sindicato orienta, também, que bancários denunciem qualquer pressão por parte dos gestores para autenticação de seguro prestamista antes da efetivação do negócio. A prática, que já foi alvo de denúncias em outras ocasiões, consiste na orientação da chefia para que o bancário cadastre o seguro do cliente no sistema antes da assinatura final do contrato para que já seja contabilizado no sistema de metas.
Isso acontece porque o sistema às vezes demora para contabilizar esses registros, mas é importante não ceder a este tipo de pressão e denunciar. Qualquer orientação para que se adote esta ou outras práticas que fujam aos normativos do banco também devem ser informadas, pois configuram assédio moral.
Procure o Sindicato
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
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