04/11/2020
Artigo explica o interesse do governo em criar e vender o banco digital da Caixa Econômica
.jpg)
Como já foi publicado em diversos meios de comunicação, a Caixa planeja criar um banco digital a partir das contas criadas para o recebimento do Auxílio Emergencial e logo em seguida vender este banco.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região vem alertando que a venda do banco digital constitui mais uma etapa no cronograma de privatizações do Governo, e tem denunciado também os prejuízos da privatização do patrimônio público para todos os brasileiros. "Apesar de ter sido criado com urgência, durante a pandemia, o banco digital se tornou um dos maiores do mundo. Mas, em vez de valorizar a conquista para melhorar o atendimento à população e fortalecer o banco público, mais uma vez a intenção do governo é fatiar a Caixa e torná-la cada vez menor", ressalta o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Segundo artigo do professor Fernando Nogueira da Costa, o avanço dos bancos digitais se acelerou na pandemia. O professor lembra, com informações do jornal Valor Econômico, que os planos do IPO do banco digital da Caixa foram mencionados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em conferência sobre as oportunidades de negócios na relação Brasil-Estados Unidos promovida pelo Milken Institute.
“Quanto vale um banco com 64 milhões de clientes?”, questionou Guedes na ocasião, referindo-se ao público do auxílio emergencial. A conta chega a 100 milhões se forem incluídas pessoas que recebem benefício emergencial para o emprego, FGTS e outros programas. A possibilidade de realizar o IPO havia sido levantada em julho pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista ao Valor.
Fernando aponta ainda que o banco estatal já está aproveitando essa nova clientela para vender produtos da área de seguros. Também está sendo preparada uma oferta de microcrédito para cerca de 10 milhões desses clientes que deixarão de receber o auxílio emergencial em janeiro. E esse financiamento poderá ser acessado por meio do aplicativo Caixa Tem.
O Brasil é a quarto maior mercado digital do mundo, segundo Guedes. “Não pode se dar ao luxo de perder essa oportunidade para ingressar na economia digital.”
> Para ler o artigo completo, clique aqui.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Saúde Caixa: Caixa é ágil ao tentar minimizar impacto de projeções de reajuste, mas silencia sobre fim do teto em alteração de estatuto
- Sindicato vai às ruas em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
- BB confirma pagamento da PLR para 12 de setembro
- Bradesco: Assembleia no dia 29 vai deliberar sobre PPR e PRB. Participe!
- 10 motivos para você ir às ruas no 7 de setembro defender a soberania nacional
- Reajuste salarial, PLR, VA e VR: Quanto e quando você vai receber?
- Bancários aprovam defesa dos empregos e direitos, da democracia e da soberania como eixos centrais de luta
- Caixa prevê cobrar 17 mensalidades e reajuste de até 71,4% para o Saúde Caixa em 2026. Luta pelo reajuste zero precisa ser intensificada
- Bancários realizarão ato em defesa do Banco do Brasil e do povo brasileiro
- Live: Afubesp comenta decisão da Previc sobre retirada de patrocínio do Banesprev
- 27ª Conferência relembra greve de 1985 que mudou a história da categoria bancária
- Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
- Com representação de norte a sul do país, 27ª Conferência Nacional dos Bancários é aberta em São Paulo
- 40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
- Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro