04/11/2020
Artigo explica o interesse do governo em criar e vender o banco digital da Caixa Econômica
.jpg)
Como já foi publicado em diversos meios de comunicação, a Caixa planeja criar um banco digital a partir das contas criadas para o recebimento do Auxílio Emergencial e logo em seguida vender este banco.
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região vem alertando que a venda do banco digital constitui mais uma etapa no cronograma de privatizações do Governo, e tem denunciado também os prejuízos da privatização do patrimônio público para todos os brasileiros. "Apesar de ter sido criado com urgência, durante a pandemia, o banco digital se tornou um dos maiores do mundo. Mas, em vez de valorizar a conquista para melhorar o atendimento à população e fortalecer o banco público, mais uma vez a intenção do governo é fatiar a Caixa e torná-la cada vez menor", ressalta o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Segundo artigo do professor Fernando Nogueira da Costa, o avanço dos bancos digitais se acelerou na pandemia. O professor lembra, com informações do jornal Valor Econômico, que os planos do IPO do banco digital da Caixa foram mencionados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em conferência sobre as oportunidades de negócios na relação Brasil-Estados Unidos promovida pelo Milken Institute.
“Quanto vale um banco com 64 milhões de clientes?”, questionou Guedes na ocasião, referindo-se ao público do auxílio emergencial. A conta chega a 100 milhões se forem incluídas pessoas que recebem benefício emergencial para o emprego, FGTS e outros programas. A possibilidade de realizar o IPO havia sido levantada em julho pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em entrevista ao Valor.
Fernando aponta ainda que o banco estatal já está aproveitando essa nova clientela para vender produtos da área de seguros. Também está sendo preparada uma oferta de microcrédito para cerca de 10 milhões desses clientes que deixarão de receber o auxílio emergencial em janeiro. E esse financiamento poderá ser acessado por meio do aplicativo Caixa Tem.
O Brasil é a quarto maior mercado digital do mundo, segundo Guedes. “Não pode se dar ao luxo de perder essa oportunidade para ingressar na economia digital.”
> Para ler o artigo completo, clique aqui.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Bancários do Bradesco realizam assembleia virtual nesta sexta-feira (14). Participe!
- Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado!
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO BRADESCO - Ponto Eletrônico
- Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades