19/05/2020
Caixa Econômica, mire-se no exemplo da concorrência e faça testagem nos empregados
O Bradesco informou na última sexta-feira (15) que iniciou a testagem do Covid-19 em funcionários de agências, na primeira parte de um programa planejado para alcançar quase todos os cerca de 100 mil empregados do segundo maior banco privado do país.
O movimento surge no momento em que especialistas em infectologia dizem que a falta de testagem em massa tem sido um dos principais entraves no Brasil para combater a disseminação do coronavírus.
Já na Caixa… – Entre as reivindicações das entidades que representam os bancários está a testagem em massa dos empregados da Caixa, começando por aqueles que estão lotados em agências com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.
A cada dia surgem mais e mais casos de empregados do banco público com suspeita ou confirmação da doença, principalmente depois da determinação da direção de aglomerar clientes no interior das agências para “reduzir” as filas, contrariando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar aglomerações.
Há casos de unidades que já fecharam várias vezes por conta de suspeitas ou confirmação de contaminação. Em uma delas, uma vigilante faleceu com suspeita da Covid-19 e um empregado da unidade, mesmo sem apresentar sintomas, testou positivo posteriormente.
A APCEF/SP, representando o Sindicato, encaminhou ofício à presidência da Caixa, em 15 de maio, cobrando a testagem em massa.
> Clique aqui para ler o documento.
Na avaliação do diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto, a direção do banco e governo Bolsonaro vão na contramão das orientações das autoridades de saúde. "Enquanto o número de mortos por coronavírus (COVID-19) se aproxima dos 17 mil no Brasil e o número de casos confirmados ultrapassou os 150 mil na segunda-feira (18), a direção da Caixa resolveu abrandar os protocolos de segurança e saúde que protegem empregados e clientes. Reivindicamos da Caixa o compromisso de que os trabalhadores possam realizar o teste para diagnosticar a Covid-19. Os testes podem dar segurança para toda a equipe. É válido também destacar que os bancários não devem descuidar das medidas sanitárias", explica o diretor.
Cabe ressaltar que o mapeamento é benéfico à própria empresa, pois lhe permite definir estratégias de enfrentamento, avaliar os programas de prevenção e contribui para a redução no fechamento de unidades. Nada mais que o óbvio, que é o que a direção do banco parece ignorar.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Seminário “Discutindo o passado e construindo propostas contra o racismo" será nesta quarta (27), às 18h
- Mesmo demitindo e adoecendo bancários, bancos recebem quase R$ 200 milhões em incentivos fiscais
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros para o dia 2 de dezembro
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher
- 24 anos de privatização do Banespa: luta segue para preservar direitos e conquistas dos banespianos
- Fim da escala 6x1 é tema de debate do Coletivo Nacional de Relações do Trabalho da Contraf-CUT
- Em defesa do Saúde Caixa viável e sustentável, empregados cobram fim do teto de 6,5% e medidas de prevenção
- Agências não terão expediente bancário nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra e Zumbi de Palmares