19/05/2020
Caixa Econômica, mire-se no exemplo da concorrência e faça testagem nos empregados

O Bradesco informou na última sexta-feira (15) que iniciou a testagem do Covid-19 em funcionários de agências, na primeira parte de um programa planejado para alcançar quase todos os cerca de 100 mil empregados do segundo maior banco privado do país.
O movimento surge no momento em que especialistas em infectologia dizem que a falta de testagem em massa tem sido um dos principais entraves no Brasil para combater a disseminação do coronavírus.
Já na Caixa… – Entre as reivindicações das entidades que representam os bancários está a testagem em massa dos empregados da Caixa, começando por aqueles que estão lotados em agências com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.
A cada dia surgem mais e mais casos de empregados do banco público com suspeita ou confirmação da doença, principalmente depois da determinação da direção de aglomerar clientes no interior das agências para “reduzir” as filas, contrariando a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar aglomerações.
Há casos de unidades que já fecharam várias vezes por conta de suspeitas ou confirmação de contaminação. Em uma delas, uma vigilante faleceu com suspeita da Covid-19 e um empregado da unidade, mesmo sem apresentar sintomas, testou positivo posteriormente.
A APCEF/SP, representando o Sindicato, encaminhou ofício à presidência da Caixa, em 15 de maio, cobrando a testagem em massa.
> Clique aqui para ler o documento.
Na avaliação do diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto, a direção do banco e governo Bolsonaro vão na contramão das orientações das autoridades de saúde. "Enquanto o número de mortos por coronavírus (COVID-19) se aproxima dos 17 mil no Brasil e o número de casos confirmados ultrapassou os 150 mil na segunda-feira (18), a direção da Caixa resolveu abrandar os protocolos de segurança e saúde que protegem empregados e clientes. Reivindicamos da Caixa o compromisso de que os trabalhadores possam realizar o teste para diagnosticar a Covid-19. Os testes podem dar segurança para toda a equipe. É válido também destacar que os bancários não devem descuidar das medidas sanitárias", explica o diretor.
Cabe ressaltar que o mapeamento é benéfico à própria empresa, pois lhe permite definir estratégias de enfrentamento, avaliar os programas de prevenção e contribui para a redução no fechamento de unidades. Nada mais que o óbvio, que é o que a direção do banco parece ignorar.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!
- Baixe aqui as cartilhas de combate à violência de gênero
- Categoria reconhece força e presença dos sindicatos, aponta pesquisa da FETEC-CUT/SP
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Bancárias foram às ruas no 8 de Março contra o feminicídio e a escala 6x1, por soberania e por mais mulheres na política
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT