08/05/2020
Ministério Público do Trabalho suspende inquérito sobre PCD’s demitidos por 60 dias

Diante da pandemia do COVID-19, o Ministério Público do Trabalho (MPT) suspendeu por 60 dias o inquérito que apura a denúncia contra a Caixa relativa as demissões discriminatórias de pessoas com deficiência (PCD’s) em período de experiência.
O órgão justifica que por causa da pandemia, as atividades de reuniões e audiências presenciais ficaram impossibilitadas.
A contratação dos PDCs se deu após o banco ter sido obrigado judicialmente a se adequar à Lei de Cotas, em ação do Ministério Público em que o Sindicato é representado pela Contraf-CUT. A Caixa se viu obrigada a convocar os PCDs aprovados do concurso de 2014, mas não se preparou para recebê-los e integrá-los aos demais.
Em novembro de 2019, o movimento sindical apresentou denúncia após receber relatos de que a Caixa não ofereceu condições mínimas de acessibilidade aos trabalhadores que possuem deficiência, impossibilitando a adequada prestação de serviço e, por consequência, ocasionando as demissões.
Em fevereiro desse ano, a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, e a Diretora da Contraf CUT, Fabiana Uehara, compareceram ao Ministério Público do Trabalho para tratar da denúncia e passou à procuradoria algumas das principais ocorrências relatadas pelos trabalhadores que procuraram a Federação para pedir ajuda.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa não apresenta nova proposta para o Saúde Caixa
- Banqueiros propõem reajuste de 62% da inflação, um dos piores de 2026. Comando rejeitou na mesa
- Negociação com a Caixa: Saúde Caixa, carreira, condições de trabalho e contratações estão no centro da Campanha; veja resumo até aqui
- Negociação do Banco do Brasil segue sem avanço nas principais reivindicações
- Sete mesas, muitas cobranças e poucas respostas: relembre a negociação com o BB
- Eleições Cabesp: Divulgada lista de candidatos; vote nos nomes apoiados pelas entidades
- Fenaban não apresenta índice de reajuste e negociação continua nesta terça-feira (25)
- Acordo garante acesso de associados do Economus à CliniCassi, e representa avanço rumo à isonomia
- Despesas do Saúde Caixa chegaram a R$ 4,39 bilhões em 2025
- Saúde Caixa e Cassi assinam acordo para compartilhar redes credenciadas
- Trabalhadores e banqueiros voltam a negociar nessa segunda-feira (24)
- Paralisação dos bancários ganha repercussão na imprensa e expõe intransigência dos bancos na Campanha Nacional
- Com 100% das agências fechadas em Catanduva, bancários dão recado à Fenaban: queremos proposta decente!
- COE Santander cobra valorização do PPRS e avanço nas demais reivindicações da minuta
- BB propõe clausular ações por igualdade e combate à violência doméstica, mas segue sem apresentar soluções às principais reivindicações dos funcionários