06/05/2020
Nota de repúdio àqueles que têm atacado os empregados da Caixa Econômica Federal

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, à exemplo da APCEF/SP, manifesta sua profunda indignação e repúdio com alguns comunicadores e veículos de comunicação da grande mídia que têm desferido violentos ataques, em rede nacional, contra os empregados da Caixa. As críticas dizem respeito às crescentes filas nas unidades do banco público por conta do pagamento do Auxílio Emergencial, além de insinuações quanto à honestidade e à conduta profissional dos empregados.
Importante ressaltar que boa parte das pessoas que ficam nas filas buscam informações sobre o cadastro do Auxílio Emergencial, querem tirar dúvidas por conta do atraso no pagamento ou da não aprovação do benefício, assuntos que não são resolvidos pelos empregados das agências da Caixa. O próprio presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já explicou que essas inconsistências e a demora no tratamento dos dados não são da alçada da Caixa e, sim, da DataPrev, responsável pelo processamento dos dados.
A Caixa faz apenas a operacionalização dos pagamentos. Compete ao banco público a função de operadora e pagadora dos valores dos referidos benefícios. Não é de sua responsabilidade a análise de mérito dos cidadãos requerentes. Não são os empregados da Caixa que deferem ou indeferem pedidos.
Os empregados da Caixa têm superado obstáculos colocados pelo próprio governo, se desdobrando para atender da melhor maneira possível toda a população, colocando, inclusive, sua segurança e saúde em risco. Passam horas e horas sob sol e chuva, organizam filas, perdem hora de almoço, extrapolam jornada, trabalham aos sábados, feriados… tudo para garantir que as políticas públicas definidas pelo governo cheguem até a população, em especial aquela mais carente.
Além de profissionais, são pais, mães e filhos que deixam a segurança de seus lares e arriscam-se para prestar serviços de qualidade à população. Logo, merecem reconhecimento e respeito, assim como tantos outros profissionais das áreas da saúde, segurança, limpeza, abastecimento e imprensa, no reconhecimento e valorização de sua coragem, compromisso e ética com que vêm atuando para amenizar a crise socioeconômica gerada com a pandemia.
Enfim, a APCEF/SP e o Sindicato ressaltam que todo meio de comunicação deve se pautar por uma atuação responsável e prezar pela ética e pela busca da veracidade dos fatos. Que reavaliem as manifestações injustas contra os milhares de empregados da Caixa, que tanto têm-se esforçado para atender à população, em um trabalho hercúleo, prejudicado principalmente pela falta de planejamento e organização do governo.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- STJ decide que contribuição extraordinária para equacionamento é dedutível do Imposto de Renda
- Lucro do Banco Mercantil do Brasil cresce 34,8% e chega a R$ 737,6 milhões nos nove primeiros meses de 2025
- Bancários do Bradesco realizam assembleia virtual nesta sexta-feira (14). Participe!
- Mulheres recebem 21% menos que homens em mais de 54 mil empresas
- EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA DO BRADESCO - Ponto Eletrônico
- Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado!
- Sindicato Solidário se mobiliza para ajudar vítimas de tornado no Paraná
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet