09/03/2020

Eleições da Funcef: prazos apertados e regulamento confuso prejudica participantes



Faltando aproximadamente um mês para as eleições da Funcef, participantes enfrentam prazos apertados e regulamento confuso. A Fundação só divulgou o calendário eleitoral na sexta-feira de carnaval, prejudicando a isenção do processo e atrapalhando a organização dos candidatos aos cargos.

Sexta-feira (6) foi o último dia para inscrições das chapas e os candidatos tiveram somente 10 dias úteis para viabilizar tudo o fosse necessário para que uma chapa registrasse a candidatura.

Quem conseguiu se inscrever teve de esperar até hoje, segunda-feira (9), para saber se de fato a chapa foi validada, fazendo com que a campanha dure menos de um mês.

A escolha das datas de votação também é um problema. A votação do 1° turno ocorrerá entre 11h do dia 6 de abril e 18h do dia 9 de abril e o segundo turno acontecerá de 17 (sexta-feira) a 20 de abril, segunda. Na prática a eleição terá dois dias. A escolha do primeiro turno em meio à Semana Santa dará às chapas vencedoras apenas quatro dias para a campanha do segundo turno, o que não costumava acontecer.

Outras mudanças:

O regulamento divulgado pela Fundação infringe o Estatuto aumentando de dois para três anos o tempo mínimo de experiência para exercício de mandato na Funcef.

Para a homologação, as chapas precisam recolher, pelo menos, 1.000 assinaturas de participantes ou assistidos com o prazo de apenas quatro dias úteis. O que pode inviabilizar as candidaturas.

A Fenae já enviou um ofício à Funcef para que a Fundação esclareça essas questões e responda às questões controversas. Até agora, não obtivemos resposta.
Fonte: Fenae

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS