09/03/2020
Eleições da Funcef: prazos apertados e regulamento confuso prejudica participantes
.png)
Faltando aproximadamente um mês para as eleições da Funcef, participantes enfrentam prazos apertados e regulamento confuso. A Fundação só divulgou o calendário eleitoral na sexta-feira de carnaval, prejudicando a isenção do processo e atrapalhando a organização dos candidatos aos cargos.
Sexta-feira (6) foi o último dia para inscrições das chapas e os candidatos tiveram somente 10 dias úteis para viabilizar tudo o fosse necessário para que uma chapa registrasse a candidatura.
Quem conseguiu se inscrever teve de esperar até hoje, segunda-feira (9), para saber se de fato a chapa foi validada, fazendo com que a campanha dure menos de um mês.
A escolha das datas de votação também é um problema. A votação do 1° turno ocorrerá entre 11h do dia 6 de abril e 18h do dia 9 de abril e o segundo turno acontecerá de 17 (sexta-feira) a 20 de abril, segunda. Na prática a eleição terá dois dias. A escolha do primeiro turno em meio à Semana Santa dará às chapas vencedoras apenas quatro dias para a campanha do segundo turno, o que não costumava acontecer.
Outras mudanças:
O regulamento divulgado pela Fundação infringe o Estatuto aumentando de dois para três anos o tempo mínimo de experiência para exercício de mandato na Funcef.
Para a homologação, as chapas precisam recolher, pelo menos, 1.000 assinaturas de participantes ou assistidos com o prazo de apenas quatro dias úteis. O que pode inviabilizar as candidaturas.
A Fenae já enviou um ofício à Funcef para que a Fundação esclareça essas questões e responda às questões controversas. Até agora, não obtivemos resposta.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!
- Baixe aqui as cartilhas de combate à violência de gênero
- Categoria reconhece força e presença dos sindicatos, aponta pesquisa da FETEC-CUT/SP
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Bancárias foram às ruas no 8 de Março contra o feminicídio e a escala 6x1, por soberania e por mais mulheres na política
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT