19/09/2019

Contraf-CUT disponibiliza 2º edição do “Nossa Luta É”; Tema é defesa da Caixa 100% Pública



 

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região disponibiliza, a segunda edição do Jornal Nossa Luta É, material produzido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O tema é a defesa da Caixa 100% Pública, que foi aprovada como uma das bandeiras do 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef).

“A Caixa tem um papel fundamental na economia brasileira. Ela detém a maior parte do financiamento habitacional. Boa parte do crédito desse país e todos os programas sociais passam pela Caixa, que é o grande agente operador dos programas públicos”, explicou Sérgio Takemoto, secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto, explica não é apenas com a redução do número de empregados que a Caixa vem sofrendo. O banco está sendo fatiado pelo governo, com a venda de ativos estratégicos e a tentativa de venda para o setor privado de ativos como as loterias instantâneas (Lotex), que hoje financiam programas nas áreas da educação, esporte, cultura, segurança e saúde. Além disso, as partes mais rentáveis do banco vêm sendo preparadas para venda, como a gestão de ativos de terceiros, seguros, e Caixa Cartões.

"Neste momento é fundamental unir esforços e estarmos juntos para levar à sociedade a importância de que a Caixa continue a cumprir sua função social e contribuindo para o desenvolvimento do país, o que ela só pode fazer se continuar pública", reforça o diretor.

A publicação conta ainda com a importância da mobilização para conscientizar os trabalhadores, que vão às agências da Caixa fazer saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), sobre a importância do banco público e do Fundo de Garantia.

O Jornal Nossa Luta É ainda terá mais três edições. O material também será distribuído pelo Sindicato nas agências da Caixa lotadas em sua base territorial.

> Baixe o Boletim aqui
Fonte: Contraf-CUT, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS