18/09/2019

Empregados da Caixa recebem salários com aumento real de 1% nesta sexta-feira (20)



Após receberem antecipadamente a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), no dia 3 de setembro, os empregados da Caixa Econômica Federal vão receber nesta sexta-feira (20) os salários reajustados em 4,31%, o que corresponde a reposição da inflação (3,28%) mais 1% de aumento real.

Para a conselheira eleita representante dos empregados no CA da Caixa, Rita Serrano, a conquista é fruto da mobilização da categoria. “Nada disso foi concedido ou dado, foi conquista e nós estamos tendo agora porque temos um acordo coletivo de trabalho, que vale por dois anos”, explicou ela.

Rita lembra que os empregados da Caixa só passaram a ter direito a PLR a partir de 2003, quando ocorreu a unificação das campanhas salariais entre bancos públicos e privados. Até então, o que existia era a chamada PRX, um plano atrelado ao cumprimento de metas, que contemplava apenas uma parcela dos gestores do banco. 

No ano de 2010, mais uma importante conquista foi obtida no acordo de PLR da Caixa: além da regra básica e da parcela adicional da regra Fenaban, os trabalhadores garantiram o pagamento da PLR Social, correspondente a 4% do lucro líquido do ano, distribuídos de forma linear entre todos os empregados.

A PLR Social foi conquistada após o reconhecimento do papel social da Caixa e da importância dos trabalhadores para a realização para politicas públicas. “Já recebemos a primeira parcela da PLR e lembramos que essa primeira parcela é paga sobre a projeção do lucro, e a segunda que será paga em março de 2020 considera o resultado efetivo”, explica a conselheira eleita.

"Os trabalhadores da Caixa dão o sangue em suas tarefas o ano inteiro, inclusive nas de cunho social pagando o FGTS, implementando o Minha Casa, Minha Vida, atendendo a população nos locais mais distantes do país. A PLR e o reajuste salarial são, portanto, uma justa valorização dos trabalhadores que construíram dia-a-dia o lucro da Caixa, assim como seu importante papel social para o país enquanto banco público", acrescenta o diretor do Sindicato dos Bancários de catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Fonte: Fenae, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS