09/09/2019
Entidades representativas se reúnem para tratar de ações em defesa do Saúde Caixa
Entidades representativas dos usuários de planos de saúde autogeridos se reuniram novamente na última quarta-feira (04), na sede da Fenae, para dar continuidade ao trabalho em prol do Saúde Caixa. Estiveram presentes, representando o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, a Contraf-CUT, além de entidades como a Fenae, Fenacef, Fenaf, Dieese, Aneac, Social Caixa e Comissão de Empresa da Caixa (CEE).
Consenso entre as entidades representativas, os esforços serão no sentido de as entidades trabalharem conjuntamente para acabar com o teto de gastos do Saúde Caixa. A Caixa colocou em estatuto que a empresa só arcará com 6,5% dos gastos do plano. O teto fará com que o percentual se inverta. Hoje o usuário paga 30% e a Caixa 70%.
A alteração do estatuto está amparada pela resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (Cgpar), outro ponto de enfrentamento da luta pelo Saúde Caixa.
Foram debatidas estratégias de atuação conjunta no combate às resoluções da CGPAR, incluindo o apoio ao PDC 956/2018 da deputada Erika Kokay. O projeto, que tem como objetivo sustar os efeitos da CGPAR, aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados.
Umas das ações de apoio foi a entrega da carta às lideranças dos partidos para ajudar na sensibilização da votação. O documento, explica que a resolução precariza o sistema brasileiro de saúde coletiva já que com o desmonte dos planos de autogestão, milhões de trabalhadores e seus familiares acabarão deixando as autogestões, causando inclusive sobrecarga ainda maior ao SUS.
Também foi proposto, na reunião, o envio de um ofício à Caixa pedindo explicações sobre os números do Saúde Caixa lançados no recente balanço do banco. As entidades reclamam de transparência e informações nas notas explicativas.
Em 22 de agosto a Anapar, que recentemente criou a Diretoria de Saúde, coordenou o segundo Encontro de Assessorias Jurídicas das entidades representativas dos usuários de autogestões em saúde das estatais federais. O tema também será debatido no Segundo Seminário em Defesa das Autogestões em Saúde para que seja debatido e definido as ações de enfrentamento.
“Neste momento é fundamental a união das entidades representativas para derrubar os ataques do governo contra os planos de saúde dos trabalhadores das estatais e as ameças que os bancos públicos estão sofrendo. O Saúde Caixa é muito importante para categoria e não podemos abrir mão desse direito. Acreditamos que a luta é o único caminho”, destaca o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
II Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde de Autogestão
No dia 26 de setembro a Anapar realizará em Brasília (DF), o Segundo Seminário Nacional em Defesa dos Planos de Saúde de Autogestão das Estatais Federais.
O evento contará com a participação de representantes dos usuários de diversos planos hoje ameaçados pela CGPAR. Será no Hotel San Marco, no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, das 8h30 às 18h. As inscrições poderão ser feitas até 24 de setembro em www.anapar.com.br.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Inscrições encerradas para o 2º Torneio de Game da Contraf-CUT
- Movimento sindical discute enfrentamento da violência de gênero no mundo do trabalho
- Santander é condenado por mais uma tentativa de fraude trabalhista
- Live de Fim de Ano do Sindicato premia bancários associados
- Bradesco anuncia antecipação de vales refeição e alimentação
- Perda de direitos: reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST
- Seminário “Discutindo o passado e construindo propostas contra o racismo" será nesta quarta (27), às 18h
- Mesmo demitindo e adoecendo bancários, bancos recebem quase R$ 200 milhões em incentivos fiscais
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros para o dia 2 de dezembro
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social