08/08/2019
Revisão do equacionamento: Funcef afirma que resposta deve sair até o fim do ano

O presidente da Funcef, Renato Villela, confirmou a realização de estudos sobre a viabilidade da implementação da resolução 30 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), porém enfatizou que existem algumas preocupações quanto à aplicação da revisão nos planos de equacionamentos dos planos de benefício do Reg/Replan Saldado e Não Saldado. Vilella afirmou que a resposta oficial sobre a viabilidade da implementação da resolução será dada até o final deste ano.
As informações foram passadas em reunião com o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira e a diretora de Saúde e Previdência, Fabiana Matheus, na terça-feira (6), na sede da fundação. O encontro aconteceu após solicitação da Fenae para tratar da revisão dos planos de equacionamento com base na resolução 30 do CNPC.
Um dos motivos do pedido da Federação dos empregados da Caixa se dá pelos alarmantes números revelados por pesquisa feita para entender a real situação dos empregados ativos e aposentados. Os dados comprovam a veracidade das queixas recebidas pelos representantes dos empregados da Caixa, principalmente quando se trata dos participantes que já se encontram na fase de receber benefícios.
Quase 60% dos aposentados relatam dificuldade em sua situação financeira e 34,3% dizem ter estritamente o suficiente para sobreviver, sendo que 61% afirmam ajudar financeiramente algum membro da família. O quadro é dramático. Cerca de 92% dos aposentados estão endividados e 40% do orçamento deles está comprometido com o pagamento de dívidas.
Na ocasião, Villela confirmou a mudança de direcionamento da Funcef sobre a política de investimentos, apostando mais na diversificação da carteira. O movimento sindical, há tempos, avisava sobre os perigos da alta concentração dos ativos em renda fixa.
A Fenae informou ao presidente da Funcef que solicitou um novo estudo sobre melhorias do CredPlan, a partir das análises feitas a partir das alterações propostas anteriormente pela Fenae. Segundo Villela, em breve a diretoria da fundação vai marcar uma nova reunião para que o estudo seja apresentado.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa não apresenta nova proposta para o Saúde Caixa
- Banqueiros propõem reajuste de 62% da inflação, um dos piores de 2026. Comando rejeitou na mesa
- Negociação com a Caixa: Saúde Caixa, carreira, condições de trabalho e contratações estão no centro da Campanha; veja resumo até aqui
- Negociação do Banco do Brasil segue sem avanço nas principais reivindicações
- Sete mesas, muitas cobranças e poucas respostas: relembre a negociação com o BB
- Eleições Cabesp: Divulgada lista de candidatos; vote nos nomes apoiados pelas entidades
- Fenaban não apresenta índice de reajuste e negociação continua nesta terça-feira (25)
- Acordo garante acesso de associados do Economus à CliniCassi, e representa avanço rumo à isonomia
- Despesas do Saúde Caixa chegaram a R$ 4,39 bilhões em 2025
- Saúde Caixa e Cassi assinam acordo para compartilhar redes credenciadas
- Trabalhadores e banqueiros voltam a negociar nessa segunda-feira (24)
- Paralisação dos bancários ganha repercussão na imprensa e expõe intransigência dos bancos na Campanha Nacional
- Com 100% das agências fechadas em Catanduva, bancários dão recado à Fenaban: queremos proposta decente!
- COE Santander cobra valorização do PPRS e avanço nas demais reivindicações da minuta
- BB propõe clausular ações por igualdade e combate à violência doméstica, mas segue sem apresentar soluções às principais reivindicações dos funcionários