25/02/2019
Alteração do MN RH 183 traz incerteza a gerentes da Caixa Econômica Federal

No último dia 11, a Caixa publicou nova versão a 056 do manual normativo RH 183. A atualização da norma exclui uma exceção prevista entre os requisitos para a nomeação de Gerentes de Atendimento e Relacionamento Governo, de Gerentes de Relacionamento PF e de Gerentes de Relacionamento PJ Público/Privado que permitia que os empregados que não possuíssem curso superior concluído na data da designação efetiva assumissem a função gratificada, desde que se comprometesse mediante assinatura de MO específico, de finalizar o curso superior em até dois anos.
A exceção foi incluída em versões anteriores do normativo (que descreve, entre outras coisas, as atribuições das funções gratificadas/cargos comissionados e os requisitos para a nomeação), após a inclusão, entre os requisitos para estas funções, de possuir curso superior concluído. Na ocasião, diversos empregados já estavam nomeados de maneira efetiva para o exercício destas funções gratificadas há bastante tempo e, apesar de desempenharem suas atribuições satisfatoriamente, não cumpriam ainda o requisito.
A mudança promovida (unilateralmente e sem discussão prévia) pela empresa traz muita incerteza e insegurança entre os empregados, já que não há informações a respeito do que banco pretende fazer com os empregados que atualmente exercem a função de maneira efetiva e não atendem ainda ao requisito.
Ações – Entidades representativas dos trabalhadores já encaminharam ofício à direção do banco, com este e outros questionamentos, e já estão analisando o normativo em busca de resguardar o direito dos empregados.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato conquista reintegração de bancário demitido injustamente pelo Itaú
- Itaú demite cerca de mil bancários em home office sem qualquer advertência prévia ou diálogo com sindicatos
- FUNCEF: Campanha sobre a meta atuarial esclareceu participantes e alerta sobre revisão anual da taxa
- Fintechs: da promessa de modernização à rota para lavagem de dinheiro
- Comitê de Credenciamento e Descredenciamento do Saúde Caixa deve se reunir nesta semana. Envie sua demanda!
- 7 de setembro: Sindicato vai às ruas em defesa da soberania nacional
- Participantes da SantanderPrevi podem alterar Perfil de Investimentos até 16 de setembro
- PLR: Mercantil pagará primeira parcela no dia 25 de setembro
- Pesquisa da Fenae reforça demandas por melhorias do Saúde Caixa e defesa do reajuste zero
- Fundação Sudameris: mais uma vez Santander ataca aposentados
- Novo calendário do tira-dúvidas sobre certificações bancárias já está disponível!
- PLR é fruto de negociação coletiva
- Pirâmide social do SuperCaixa: resultados de agosto da Vivar deixariam base de fora, mas garantiriam bônus ao topo
- Reajuste Zero: personalize sua foto nas redes sociais e participe da campanha
- Em defesa do Saúde Caixa: Sindicato intensifica mobilizações nas agências