Saúde Caixa ocupa 1º lugar do ranking de reclamações da Agência Nacional de Saúde

O primeiro lugar na lista de operadoras de planos de saúde de grande porte com mais reclamações por beneficiário não é das grandes empresas do mercado, seguradoras ou cooperativas médicas. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o maior pontuador no Índice Geral de Reclamações (IGR) em fevereiro de 2018 é o Saúde Caixa, com 8,69 ocorrências por usuário, muito além da média do segmento, que é de 2,78 no mesmo período.
Consulte o Índice de Reclamações.
Entre os principais motivos de reclamação, estão os problemas com autorizações prévias e coparticipação, que correspondem a 52,2% das demandas referentes ao Saúde Caixa. Dificuldades com reembolso geraram 19,5% das reclamações e insatisfação com os prazos de atendimento, 7,6%.
“Esse quadro resulta da gestão que a Caixa vem adotando, especialmente ao negligenciar a estrutura da Central de Atendimento e todo o sistema de coparticipação. Os usuários estão encontrando dificuldades para serem atendidos e isso é grave”, alerta a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.
Atrás do Saúde Caixa, que lidera o ranking pela segunda vez consecutiva, estão a Unimed Rio, com índice de reclamações de 7,02; a Biovida Saúde (7) e a autogestão dos empregados da Petrobras, com 6,54. Cassi, do pessoal do Banco do Brasil, ocupa a oitava posição, com 5,2.
O Índice Geral de Reclamações da ANS tem como principal finalidade apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. O cálculo indica o número médio de reclamações recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O índice relaciona o número de beneficiários com a quantidade de reclamações recebidas contra a empresa.
MAIS NOTÍCIAS
- MPT reafirma direito de entidades sindicais à manifestação política durante processo eleitoral
- Contraf-CUT e Sindicato repudiam articulação para entregar participação do Banco do Brasil a banco dos EUA
- "Tesouraço" de Flávio eliminaria até 2,2 milhões de empregos e impactaria PIB negativamente em 1,55%, diz Dieese
- Sem Sindicato, salário médio dos bancários seria R$ 5 mil menor
- Bancos pressionam bancários por certificação C-Pro R até o fim de outubro
- Em virtude do 2º turno das eleições, Clube estará fechado no domingo (25)
- Proposta de reforma da Previdência ameaça aposentadorias e direitos dos bancários
- Grave! Banesprev exclui participantes da governança e entrega cargos de eleitos a indicados do Santander
- Governo Bolsonaro iniciou reestruturação na Caixa com ataques aos empregados e piora nas condições de trabalho
- Live dos Eleitos debate gestão e perspectivas para o futuro da Cassi nesta quinta-feira (22)
- Fenae alerta participantes da Funcef sobre riscos de contribuições em atraso
- Daniella Marques: do discurso de valorização das mulheres às propostas que preocupam os trabalhadores
- Reforma Administrativa: planos do candidato Flávio Bolsonaro ameaçam bancários de bancos públicos
- CCT 2026/2028 garante indenização extra e apoio à recolocação após fechamento de agências
- Seu voto não termina na urna: como o resultado do segundo turno afeta sua vida, trabalhador?