Desrespeito às regras: Chapa do Participante contesta processo eleitoral na Funcef

A Chapa do Participante, apoiada pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região na eleição da Funcef, questionou oficialmente a recente decisão da Comissão Eleitoral, que nesta semana anunciou que as chapas concorrentes no pleito de abril não mais teriam números identificadores.
> Vote Chapa do Participante na eleição da Funcef!
Na sexta-feira (23), data da inscrição das chapas, a representante da Comissão informou às candidatas Fabiana Matheus e Celeste da Fonseca que o critério para distribuição dos números seria a ordem de inscrição. Por ser a Chapa do Participante a primeira a realizar o processo, após obter os apoios necessários para a regularização da candidatura, foi atribuída a ela o número 1.
Segundo o regulamento das eleições, elaborado pela mesma Comissão Eleitoral, “assim que forem atingidas as 1.000 (mil) manifestações de apoio, será gerado o número sequencial de identificação da chapa”.
Para Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), é um absurdo a falta de transparência e as mazelas que estão ocorrendo no processo eleitoral da Funcef.
Para a Chapa do Participante, a numeração é imprescindível para dar clareza ao eleitor no dia da votação. Além disso, a chapa considera importante que o processo eleitoral seja pautado pela transparência e respeito às regras que foram amplamente divulgadas no Edital e no Regulamento da Eleição.
"O Sindicato apoia a Chapa do Participante por acreditar que a representatividade dos participantes é fundamental e íntrínseca à defesa da Caixa 100% pública, e que esse grupo reforçará a capacidade de luta pela manutenção e ampliação de direitos de todos os beneficiários, como historicamente vem fazendo", defende o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
MAIS NOTÍCIAS
- MPT reafirma direito de entidades sindicais à manifestação política durante processo eleitoral
- Contraf-CUT e Sindicato repudiam articulação para entregar participação do Banco do Brasil a banco dos EUA
- "Tesouraço" de Flávio eliminaria até 2,2 milhões de empregos e impactaria PIB negativamente em 1,55%, diz Dieese
- Sem Sindicato, salário médio dos bancários seria R$ 5 mil menor
- Bancos pressionam bancários por certificação C-Pro R até o fim de outubro
- Em virtude do 2º turno das eleições, Clube estará fechado no domingo (25)
- Proposta de reforma da Previdência ameaça aposentadorias e direitos dos bancários
- Grave! Banesprev exclui participantes da governança e entrega cargos de eleitos a indicados do Santander
- Governo Bolsonaro iniciou reestruturação na Caixa com ataques aos empregados e piora nas condições de trabalho
- Live dos Eleitos debate gestão e perspectivas para o futuro da Cassi nesta quinta-feira (22)
- Fenae alerta participantes da Funcef sobre riscos de contribuições em atraso
- Daniella Marques: do discurso de valorização das mulheres às propostas que preocupam os trabalhadores
- Reforma Administrativa: planos do candidato Flávio Bolsonaro ameaçam bancários de bancos públicos
- CCT 2026/2028 garante indenização extra e apoio à recolocação após fechamento de agências
- Seu voto não termina na urna: como o resultado do segundo turno afeta sua vida, trabalhador?