Caixa Econômica Federal descumpre acordo e não lista agências que abrem sábado (13)
Conforme acordado em audiência na Procuradoria Regional do Trabalho, em Brasília, a direção da Caixa deveria ter apresentado, com antecedência de cinco dias, a listagem de agências que abrirão neste sábado, 13 de maio.
A Caixa Econômica Federal dará início à terceira etapa de pagamentos de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nesta sexta-feira (12). O banco anunciou publicamente que agências da Caixa estarão de plantão neste sábado (13), das 9 às 15 horas. Nesta sexta-feira (12), segunda (15) e terça-feira (16), as unidades abrirão às 8 horas, duas horas mais cedo. Até o momento, porém, a empresa não encaminhou aos sindicatos a relação das unidades que estarão abertas ao público no sábado.
Nas etapas anteriores, as agências registraram filas imensas e demora no atendimento em razão da política de redução da empresa promovida pela atual direção do banco, que tem promovido o desligamento de empregados sem que haja novas contratações de trabalhadores para atender a demanda do dia a dia, o que dirá de atividades extras, como o pagamento das contas inativas do FGTS.
Além disso, os empregados da Caixa foram “convidados” a trabalhar aos sábados, em muitos casos, somente um dia antes, sem qualquer respeito aos compromissos já agendados e ao descanso que todo trabalhador tem direito.
Horas extras – Durante audiência de mediação, a Caixa também comprometeu-se, na Procuradoria Regional do Trabalho, a pagar todas as horas extras trabalhadas aos sábados com adicional de 100%, sem compensação.
Ação - A luta do Sindicato dos Bancários de Catanduva é em defesa do direito coletivo dos empregados da Caixa pela jornada de trabalho de seis horas contínuas em dias úteis, com exceção dos sábados, conforme artigo 224 da CLT.
O que está acontecendo na Caixa com o "convite" para o trabalho aos sábados e a extrapolação da jornada, especialmente em dias de atendimento à população para o saque do FGTS inativo, já foi contestado pelo Sindicato. "Já pleiteamos que a Caixa deixe de exigir dos empregados o trabalho aos sábados. Exigimos também que o banco cumpra o que foi acordado sobre o pagamento das horas e a divulgação antecipada da listagem de agências que trabalharão no final de semana", ressalta Antônio Júlio Gonçalves Neto, diretor do Sindicato.
Qualquer irregularidade deve pode ser informada ao sindicato através da página Denuncie, no site da instituição.
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Nova reunião sobre promoção por mérito será na segunda-feira (2)
- Movimento sindical bancário debate saúde do trabalho e define diretrizes para 2025
- Funcef: Indefinição sobre a meta atuarial pode afetar participantes que aderiram ao PDV
- Santander promove mais um ataque contra seus empregados
- Negociações com o Itaú são retomadas!
- Podcast da CUT: Sérgio Nobre, presidente da Central, fala do papel e da importância da negociação coletiva
- Proposta do governo para isentar quem ganha até R$ 5 mil é pauta dos movimentos sindicais
- Bradesco anuncia antecipação de vales refeição e alimentação para 20 de dezembro
- Santander é condenado por mais uma tentativa de fraude trabalhista
- Perda de direitos: reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST
- Inscrições encerradas para o 2º Torneio de Game da Contraf-CUT
- Movimento sindical discute enfrentamento da violência de gênero no mundo do trabalho
- Live de Fim de Ano do Sindicato premia bancários associados
- Mesmo demitindo e adoecendo bancários, bancos recebem quase R$ 200 milhões em incentivos fiscais
- Seminário “Discutindo o passado e construindo propostas contra o racismo" será nesta quarta (27), às 18h