06/09/2016

Bancários recebem aviso de encerramento dos planos de previdência privada e seguros

Os trabalhadores do HSBC receberam, na semana passada, um comunicado do banco de encerramento dos planos de previdência e de seguro, devido a venda das operações no Brasil para o Bradesco. A partir de 1 de outubro, a empresa deixará de realizar contribuição em seu plano de previdência privada. Os descontos das contribuições dos bancários, realizadas via folha de pagamento, também param em outubro, inclusive para a Previdência Corporativa Voluntária.

As contribuições realizadas até o momento pela instituição financeira serão integralmente liberadas a partir de 1 de novembro: os trabalhadores poderão escolher entre 5 opções: manter o plano atual sem realizar novas contribuições; manter suas contribuições individuais no plano atual como autopatrocinado, por meio de débito em conta corrente; solicitar a concessão do benefício de acordo com as regras estabelecidas no plano; solicitar portabilidade dos recursos para outro plano de previdência da Bradesco Vida e Previdência ou outra entidade de sua preferência ou solicitar o regate, observando a alíquota de tributação de acordo com seu regimento tributário.

A decisão pelas duas primeiras opções não impede que, posteriormente, o participante escolha uma das outras alternativas. Nessas duas primeiras opções também o saldo continuará sendo atualizado pelo índice de rentabilidade do fundo de investimento vinculado ao plano conforme suas regras.

Sérgio Siqueira, diretor da Contraf-CUT, explicou que após uma análise, os novos planos são as melhores opções. “Por ser 5x4, o banco contribui com 5% e o bancário 4%. É melhor do que se tinha no HSBC. Mas, a opção é pessoal e cada trabalhador deve decidir o que é melhor para si. No caso de resgate, incidirá Imposto de Renda sobre o valor.”

No caso do seguro, a vigência será encerrada em 31 de outubro e o último desconto na folha de pagamento será em setembro. Os trabalhadores receberão, a partir de 8 de setembro, um kit de boas-vindas com cartões e as opções de plano.

Fonte: Contraf-CUT

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS