Funcef recebe rating 'elevado padrão' como gestora de recursos
A agência de classificação de risco Fitch atribuiu o rating de gestores de recursos em escala internacional 'elevado padrão' à Funcef. A perspectiva é estável. Segundo de uma escala de cinco níveis, abaixo apenas de 'mais alto padrão', o rating reflete a opinião de que a plataforma de investimentos e a estrutura operacional da entidade são fortes em relação aos padrões aplicados por investidores institucionais em mercados internacionais.
A Fundação é o primeiro fundo de pensão brasileiro que teve o processo de gestão de ativos avaliado por uma agência internacional de classificação de risco. "A gestora de recursos também é beneficiada por um processo disciplinado de investimentos, aliado a uma abordagem de risco conservadora e a rigorosos controles. O rating considera, ainda, sua boa estrutura tecnológica”, informa o comunicado da Fitch, elaborado pelo analista Alexandre Yamashiro.
Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a informação reforça que o processo de tomada de decisões na Funcef é estável. "Nosso fundo de pensão é sólido e tem critérios muito bem definidos em relação aos investimentos. Alguns não deram o retorno esperado, gerando um déficit, mas isso não justifica o terrorismo inconsequente que tem sido feito há mais de dois anos. Se tem problemas, vamos lutar para corrigir, mas com responsabilidade e transparência", observa.
A Fitch avalia que um dos principais desafios da Funcef é fechar o déficit atuarial. Outros é se defender das alegações de conduta inadequada levantadas pela CPI dos Fundos de Pensão. "O relatório final serviu apenas para criminalizar pessoas ligadas a partidos e o movimento sindical. E responsabilizar, no tópico ‘pedaladas’, as melhorias dos planos e os reajustes reais pelo déficit. Há anos temos dito que o déficit da Funcef é conjuntural, e isso vai se mostrando. Recuperar a imagem da Funcef é fundamental para que se mantenha essa avaliação positiva sobre a gestão”, diz Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças da Fenae.
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Nova reunião sobre promoção por mérito será na segunda-feira (2)
- Movimento sindical bancário debate saúde do trabalho e define diretrizes para 2025
- Funcef: Indefinição sobre a meta atuarial pode afetar participantes que aderiram ao PDV
- Santander promove mais um ataque contra seus empregados
- Negociações com o Itaú são retomadas!
- Podcast da CUT: Sérgio Nobre, presidente da Central, fala do papel e da importância da negociação coletiva
- Proposta do governo para isentar quem ganha até R$ 5 mil é pauta dos movimentos sindicais
- Bradesco anuncia antecipação de vales refeição e alimentação para 20 de dezembro
- Santander é condenado por mais uma tentativa de fraude trabalhista
- Perda de direitos: reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST
- Inscrições encerradas para o 2º Torneio de Game da Contraf-CUT
- Movimento sindical discute enfrentamento da violência de gênero no mundo do trabalho
- Live de Fim de Ano do Sindicato premia bancários associados
- Mesmo demitindo e adoecendo bancários, bancos recebem quase R$ 200 milhões em incentivos fiscais
- Seminário “Discutindo o passado e construindo propostas contra o racismo" será nesta quarta (27), às 18h