05/10/2015
Tarifas exorbitantes para clientes e pressão desmedida para bancários
.jpg)
Levantamento realizado pela associação de defesa do consumidor Proteste apontou que, desde 2013, os bancos já elevaram o custo de suas cestas de serviço em até 169%, 8,6 vezes mais que a inflação registrada no período.
O maior aumento foi aplicado pelo Bradesco no segmento Exclusive Fácil, que em 2013 custava R$ 23 por mês e hoje custa R$ 61,90. Isso significa que o cliente tem custo anual de R$ 466,80 a mais do que possuía há dois anos.
Se por um lado o Bradesco cobra tarifas cada vez mais caras, por outro pressiona os bancários para enquadrarem clientes nos pacotes de serviços “diferenciados”, como é o caso do Exclusive Fácil. De acordo com comunicados enviados pelo banco, um gerente deve ter 750 clientes “encarteirados” na categoria Exclusive, e diretores cobram uma meta diária de cinco novos clientes neste pacote intermediário.
Tal pressão se concretiza no aumento expressivo da receita com tarifas, como foi comprovado pelo levantamento da Proteste. Porém, esse crescimento não é revertido em mais contratações para que os bancários possam melhorar o atendimento.
A pressão para o reenquadramento de contas nas categorias Classic, Exclusive e Prime, conforme renda e reciprocidade, além de adoecer os trabalhadores, prejudica o atendimento ao correntista que contratou um pacote de serviços exclusivos.
O levantamento da Proteste demonstra ainda o tamanho da ganância dos banqueiros que, em sua sanha de aumentar cada vez mais os lucros, adoecem os bancários e sugam a sociedade, que a cada dia paga tarifas mais caras por um atendimento muitas vezes precário.
O maior aumento foi aplicado pelo Bradesco no segmento Exclusive Fácil, que em 2013 custava R$ 23 por mês e hoje custa R$ 61,90. Isso significa que o cliente tem custo anual de R$ 466,80 a mais do que possuía há dois anos.
Se por um lado o Bradesco cobra tarifas cada vez mais caras, por outro pressiona os bancários para enquadrarem clientes nos pacotes de serviços “diferenciados”, como é o caso do Exclusive Fácil. De acordo com comunicados enviados pelo banco, um gerente deve ter 750 clientes “encarteirados” na categoria Exclusive, e diretores cobram uma meta diária de cinco novos clientes neste pacote intermediário.
Tal pressão se concretiza no aumento expressivo da receita com tarifas, como foi comprovado pelo levantamento da Proteste. Porém, esse crescimento não é revertido em mais contratações para que os bancários possam melhorar o atendimento.
A pressão para o reenquadramento de contas nas categorias Classic, Exclusive e Prime, conforme renda e reciprocidade, além de adoecer os trabalhadores, prejudica o atendimento ao correntista que contratou um pacote de serviços exclusivos.
O levantamento da Proteste demonstra ainda o tamanho da ganância dos banqueiros que, em sua sanha de aumentar cada vez mais os lucros, adoecem os bancários e sugam a sociedade, que a cada dia paga tarifas mais caras por um atendimento muitas vezes precário.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Empregados reafirmam que a solução para o Saúde Caixa passa, necessariamente, pelo reajuste zero e pelo fim do teto de 6,5%
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Impactos da IA e Soberania são temas da 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- Faltam 8 dias para o início da 27ª Conferência Nacional dos Bancários