15/12/2025
Saúde Caixa: Sindicato apoia CHAPA 2 - MOVIMENTO PELA SAÚDE na eleição do Conselho de Usuários
Em janeiro de 2026, será realizada a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, instância essencial para a defesa, o monitoramento e a fiscalização do plano de saúde dos empregados da Caixa. Criado em 2004, o Conselho é um órgão autônomo de caráter consultivo, responsável por acompanhar a qualidade do atendimento, propor melhorias e atuar pela sustentabilidade do modelo de custeio.
O colegiado é composto por 16 membros, sendo 8 titulares e 8 suplentes. Metade é indicada pela Caixa e a outra metade é eleita diretamente pelos titulares do plano, com mandatos de 36 meses e possibilidade de uma reeleição. As reuniões ocorrem trimestralmente, e suas análises e recomendações impactam diretamente a vida funcional e a saúde de empregados da ativa e aposentados. É uma estrutura que fortalece a voz coletiva da categoria e sustenta a continuidade do Saúde Caixa como política de proteção social.
Em 2025, o Movimento pela Saúde evitou o colapso do nosso plano de saúde e garantiu a manutenção das premissas de solidariedade e pacto intergeracional.
Agora, mais uma vez, vamos eleger nossos representantes no Conselho de Usuários do Saúde Caixa (CUSC). A chapa 2 – Movimento pela Saúde está com um time preparado para avançar na luta contra o teto e pela garantia de um plano financeiramente acessível aos empregados e suas famílias.
A história do Movimento Pela Saúde já mostra resultados:
O colegiado é composto por 16 membros, sendo 8 titulares e 8 suplentes. Metade é indicada pela Caixa e a outra metade é eleita diretamente pelos titulares do plano, com mandatos de 36 meses e possibilidade de uma reeleição. As reuniões ocorrem trimestralmente, e suas análises e recomendações impactam diretamente a vida funcional e a saúde de empregados da ativa e aposentados. É uma estrutura que fortalece a voz coletiva da categoria e sustenta a continuidade do Saúde Caixa como política de proteção social.
Em 2025, o Movimento pela Saúde evitou o colapso do nosso plano de saúde e garantiu a manutenção das premissas de solidariedade e pacto intergeracional.
Agora, mais uma vez, vamos eleger nossos representantes no Conselho de Usuários do Saúde Caixa (CUSC). A chapa 2 – Movimento pela Saúde está com um time preparado para avançar na luta contra o teto e pela garantia de um plano financeiramente acessível aos empregados e suas famílias.
A história do Movimento Pela Saúde já mostra resultados:
- Impediram a cobrança por faixa etária e reajustes abusivos para 2025 e 2026.
- Lutaram para manter o modelo que preserva a responsabilidade da Caixa em custear 70% do plano.
- Garantiram a reabertura do plano aos empregados admitidos após agosto de 2018.
E os candidatos da Chapa 2 estão dispostos a avançar ainda mais!
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony), ressalta que é fundamental escolher pessoas que tenham comprometimento com os direitos dos participantes para uma boa gestão do Saúde Caixa. "A Chapa 2 integra candidatos que representam as diversas forças do movimento associativo e sindical comprometidas com a defesa dos direitos dos usuários e a sustentabilidade do Saúde Caixa."
Tony ressalta a importância de uma participação massiva dos empregados e aposentados na votação. “A Caixa e os empregados têm enfrentado nos últimos anos ameaças reais e crescentes, com ataques sistemáticos ao modelo de autogestão do plano. A mobilização dos trabalhadores junto ao Conselho de Usuários e as demais entidades sindicais tem garantido a manutenção da forma de custeio nos moldes atuais e o Saúde Caixa para todos. Por isso, a participação de todos no pleito, garantindo a eleição da Chapa 2, é fundamental”, afirma.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta