09/03/2015
Jornal diz que Caixa não vai abrir capital, mas entidades aguardam posição oficial do governo

A edição desta segunda-feira (9) do jornal Valor Econômico informa que o governo desistiu de abrir o capital da Caixa Econômica Federal. De acordo com a nota, a medida será feita apenas na Caixa Seguros, seguradora que mantém sociedade com a francesa CNP Assurances e da qual o banco detém 48,2%. Na avaliação do Planalto, diz o texto, a abertura de capital “seria um processo muito demorado, pouco lucrativo e ainda poderia paralisar os investimentos sociais da instituição”.
> Veja prévia da notícia veiculada pelo Valor Econômico
“Recebemos a notícia com cautela. A Fenae e as outras entidades vão continuar mobilizadas até que o governo se pronuncie oficialmente sobre a manutenção da Caixa 100% pública. Aliás, aguardamos a audiência solicitada com a presidenta Dilma, com o ministro Miguel Rossetto e com a presidente do banco, Miriam Belchior”, afirma o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. Ele acrescenta: “Abrir o capital não interessa aos brasileiros, mas apenas ao setor privado, que está incomodado com o protagonismo da Caixa”.
A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa – Contraf/CUT), Fabiana Matheus, que também é diretora de Administração e Finanças da Fenae, frisa que as ações realizadas pelos mais de 100 mil trabalhadores do banco são fundamentais para que essa vitória se concretize. “Sem dúvida, as mobilizações ocorridas nas últimas semanas fizeram o governo repensar a proposta de fatiar a Caixa. Os empregados e a sociedade brasileira deram o recado: não aceitam a venda de um pedaço sequer da empresa. Aguardemos agora a posição oficial”, diz.
Novas mobilizações
Na sexta-feira (6), o Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública se reuniu em Brasília (DF), na sede da Fenae, e definiu as próximas atividades na luta contra a abertura de capital do banco. Entre elas, destacam-se a criação de comitês estaduais, o agendamento de um “tuitaço” na semana do dia 23 e a produção de materiais de comunicação. Após a reunião, o Comitê protocolou ofício solicitando audiência com a presidente da Caixa, Miriam Belchior.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- ELEIÇÕES SINDICAIS 2026: COMUNICADO
- Banco Central reduz Selic em apenas 0,25 e mantém juros em nível que contribui à perda de renda da população
- Itaú fecha agências, sobrecarrega unidades abertas e bancários vivem suplício
- Agências bancárias estarão fechadas no feriado do Dia Internacional do Trabalhador
- Alô, associado! Venha curtir o feriado de 1º de Maio no Clube dos Bancários
- Por que a economia cresce, mas o dinheiro não sobra?
- Cabesp anuncia reajuste nos planos Família, PAP e PAFE, que valem a partir de 1º de maio
- Bancários e bancárias: Responder à Consulta Nacional é fundamental para definir rumos da Campanha Nacional 2026
- Santander propõe acordo que retira direitos e Sindicato orienta bancários a não assinar
- 28 de abril marca luta pela saúde no trabalho e memória das vítimas de acidentes e doenças ocupacionais
- Juros cobrados pelos bancos colaboram para o aumento do endividamento das famílias
- Em reunião com banco, COE Itaú cobra cumprimento do acordo coletivo e debate mudanças organizacionais no GERA
- Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato, vence eleição e assume mandato 2026/2030 na Previ
- Movimento sindical cobra resposta da Caixa sobre melhorias em mecanismos de proteção a vítimas de violência
- Fim da escala 6x1 será a principal bandeira dos sindicatos neste 1º de Maio