BB desrespeita e manipula funcionários
A direção do Banco do Brasil mais uma vez desrespeitou seus funcionários ao decidir, de forma unilateral, o novo plano de cargos e salários. O descaso se deu na apresentação do plano, implementado na segunda-feira 28, em reunião com o Sindicato.
No novo plano imposto pelo BB, cerca de 22 mil funcionários poderão optar por manter os cargos de oito horas ou reduzir suas jornadas para seis horas. No entanto, além de ter elaborado unilateralmente todo o planejamento, a instituição também está reduzindo salários dos funcionários que optarem pela redução de jornada.
“O Sindicato é contra a redução salarial e a implantação unilateral sem negociação. O banco fez mudanças que trarão prejuízos aos funcionários, dependendo do seu tempo de banco e da função exercida”, afirma o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil Francisco Centurion, o Chicão.
O Sindicato vai realizar reunião para discutir o plano de cargos e salários nesta quinta-feira 31, às 20 h, no auditório do Sindicato . “É importante que os funcionários partipem e tragam o maior número de informações para que a gente possa ir analisar durante a reunião”, diz Chicão.
O banco fez a alteração também para os cargos de oito horas, mudando nome de funções e atribuições, dando um prazo de seis dias para o funcionário aceitar a nova função de oito horas, por meio da assinatura de um documento. Quem não aceitar essa função será descomissionado.
Chicão ressalta que a direção do BB está coagindo seus funcionários. “Nossa maior preocupação, no momento, é com os cargos que serão mantidos nas oito horas, em que os bancários terão que assinar um termo para se decidirem.”
Os funcionários cujos cargos de oito horas virarão de seis horas não terão prazo para adesão.
O compromisso do banco de implementar um plano de cargo de seis horas é fruto da Campanha Nacional Unificada e de ações judiciais. Nessa negociação, o BB se propôs a implantar a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) na qual se comprometeu a pagar uma indenização pelos últimos cinco anos aos funcionários que optarem pela jornada de seis horas.
MAIS NOTÍCIAS
- A nova realidade do endividamento brasileiro
- Candidaturas apoiadas pelo Sindicato vencem eleições do Economus
- Escala 6x1 é denunciada no Senado como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Empossados os integrantes do Conselho Fiscal da Cabesp
- “Super Injusto”: Ninguém entende o Super Caixa, nem a Caixa!
- Itaú é denunciado por dificultar afastamento de trabalhadores adoecidos
- Funcef fecha primeiro trimestre com desempenho positivo. Planos superam metas
- Bradesco amplia lucro no 1º trimestre de 2026 enquanto mantém cortes de empregos e fechamento de agências
- Itaú lucra R$ 12,2 bilhões no 1º trimestre, enquanto segue fechando postos de trabalho e agências
- Engajamento e mobilização para a Consulta Nacional é fundamental para sucesso da Campanha Nacional da categoria
- Audiência no Senado vai debater escala 6x1 como forma de violência estrutural contra as mulheres
- Clube dos Bancários terá novo horário de funcionamento. Confira!
- 42º Congresso Estadual dos Empregados da Caixa será dia 16 de maio
- Banco Mercantil registra lucro recorde no 1º trimestre, mas trabalhadores cobram valorização e melhores condições
- Prazo para votar nas eleições do Economus termina dia 7 de maio; participe!