Contraf-CUT cobra explicações, mas Santander se cala
A Contraf-CUT cobrou na quarta-feira (25) explicações do Santander Brasil sobre as especulações da imprensa acerca de uma possível negociação com bancos concorrentes. A cobrança foi feita durante a assembleia dos acionistas do banco, em São Paulo.
O secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, leu a íntegra das duas notas publicadas nas últimas semanas na coluna da jornalista Sônia Racy, principal articulista do jornal O Estado de S.Paulo. Ambas trouxeram muitas dúvidas e alimentaram uma onda de boatos em todo país.
Os representantes do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Afubesp também solicitaram esclarecimentos.
Confira as duas notas publicadas no Estadão:
"Para acompanhar" (dia 12 de abril)
"Alguns integrantes do Banco do Brasil andam cochichando que o Santander estaria mantendo conversas com o Bradesco - rumo a uma união. Já pelo mercado, a versão é outra: quem quer mesmo se casar com o pessoal do Santander é o pessoal do BB."
"Da vida" (dia 25 de abril)
"Aprofundam-se pelo mercado rumores de que o Santander Brasil estaria sendo vendido a um banco brasileiro. Ao se tentar descobrir para quem, fontes dos grandes bancos sussurram hoje que o interessado na compra é. "aquele meu concorrente". Será suspeito o primeiro que for visto na cidade de Santander, na Espanha, à procura de Emilio Botín."
Santander ouve, mas nada comenta
Após a leitura, o diretor da Contraf-CUT cobrou uma resposta do banco. "A direção do Santander deve explicações para os acionistas, o Brasil e os brasileiros", frisou Ademir. Os representantes do banco, no entanto, se calaram e encerraram a assembleia.
Para o dirigente sindical, o Santander perdeu uma excelente oportunidade para se manifestar. "A transparência é fundamental na gestão de um banco, tanto na relação com os acionistas e a sociedade como para informar os funcionários que são cobrados pelos clientes na rede de agências", disse.
"Continuamos esperando um pronunciamento do banco sobre as especulações da imprensa", reforça Ademir. Nesta quinta-feira (26), o Santander anuncia o balanço do primeiro trimestre de 2012.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Após reivindicação da COE, Itaú flexibiliza regras de mobilidade para visitas comerciais
- Lei de Cotas faz 35 anos com apenas 1,27% dos postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência
- CEBB denuncia metas abusivas e cobra solução definitiva para a Cassi em terceira rodada de negociação com o BB
- O custo social da reestruturação bancária no Brasil
- CEE/Caixa cobra novo PFG, novo PCS e critérios transparentes para o PSI
- FGTS deve distribuir lucros entre os trabalhadores; valor será depositado em agosto
- CEE/Caixa e banco retomam negociações nesta quinta-feira (23)
- Nova diretoria: Chapa 1 vence eleições do Sindicato com 98,97% dos votos
- Começou a eleição do Banesprev! Veja o passo a passo para acessar o sistema e vote já!
- COE cobra respostas do Santander e avança debate sobre inclusão e condições de trabalho
- Negociação sobre saúde acontece sob clima de ameaças
- Ainda não respondeu? Participe da consulta sobre o Super Caixa!
- Curso Paternidade e Maternidade com Relações Compartilhadas: abertas inscrições para turma de julho
- Pejotização: o julgamento no STF que pode redefinir os direitos no trabalho
- SantanderPrevi inicia processo eleitoral; Sindicato e Afubesp apoiam os candidatos “Representação de Verdade”