21/12/2010

Bancários rejeitam terceirização de caixas e atendentes no Santander

Em reunião ocorrida nesta sexta-feira, dia 17, com o Santander, em São Paulo, a Contraf-CUT e entidades sindicais rejeitaram o Projeto Verão 2010/2011, divulgado ontem em instrução transitória do banco, que prevê a contratação de caixas temporários e promotores de autoatendimento, num total de 140 trabalhadores em 121 unidades, através de uma empresa terceirizada.

Clique aqui para ler a íntegra da ata da reunião.

"Trata-se de uma medida inaceitável, que precisa ser alterada imediatamente, pois se trata de um baita retrocesso, inclusive na contramão das discussões na Mesa Temática da Fenaban, onde trabalhadores e bancos debatem a reversão de áreas terceirizadas", afirmou o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. "Queremos a geração de empregos, mas sem terceirização e precarização", destacou.

"Reivindicamos que não sejam contratados através de empresa terceirizada, que o banco contrate diretamente esses trabalhadores, pagando a estes todos os direitos previstos na convenção coletiva", defendeu o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Marcelo Sá.

O banco alegou que "as contratações estão de acordo com a lei e que já realiza esse procedimento desde 2005 para atender o aumento da demanda decorrente do período de veraneio e que outros bancos também o utilizam", conforme registro do banco em ata. Os bancários afirmaram desconhecimento dessa forma de contratação precarizada.

Os dirigentes sindicais lembraram que vários bancos incentivam o deslocamento de funcionários de outras agências para o litoral nesta época do ano para auxiliar no atendimento da clientela nas praias. "Essa medida existia no Meridional e no Banespa e sempre funcionou com bons resultados para o banco e os trabalhadores", salientou o diretor da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro, Paulo Garcez.

Após intenso debate, o banco se comprometeu a avaliar as reivindicações das entidades sindicais e se manifestará sobre o assunto até a próxima quarta-feira, dia 22. "Esperamos que o banco recue e atenda as demandas dos bancários, que visam preservar os direitos dos trabalhadores e garantir qualidade no atendimento aos clientes do banco", conclui Ademir.

Pijama – Durante a negociação foi reiterada a reivindicação de prorrogação do “pijama” (Licença Remunerada Pré-aposentadoria) para 31 de agosto de 2011. Apesar de ter afirmado que o programa já cumpriu seu objetivo – o “pijama” terminou em 1º de setembro deste ano -, a direção do Santander disse que está analisando o assunto internamente. A prorrogação do programa seria uma forma de o Santander valorizar seus funcionários brasileiros, já que o mercado nacional responde por cerca de 30% do lucro do banco espanhol. O programa é uma realidade junto aos trabalhadores do Santander no Uruguai e na Espanha.

Demissões – Foram discutidas também as demissões direcionadas a bancários oriundos do Banespa. As entidades exigiram o fim dessas dispensas. O Santander negou que esteja ocorrendo um processo de demissões, mas se comprometeu a verificar internamente a denúncia.


Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo


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