HSBC confirma adesão a cláusula contra assédio
HSBC confirmou que vai aderir à cláusula de combate ao assédio moral. Em reunião com a presidenta e com o secretário de Saúde do Sindicato, Juvandia Moreira e Walcir Previtale, e com o diretor da entidade Valdir Fernandes, na quinta 16, para estabelecer procedimentos, o gerente sênior de Relações Sindicais do banco, Gilmar Lepchalk, reforçou a intenção.
A cláusula de combate ao assédio moral é conquista dos bancários na última Campanha Nacional 2010 e faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho. Ela prevê, para sua aplicação, que os bancos confirmem a adesão assinando um acordo aditivo. Além do HSBC, Bradesco, Santander, Citibak e Itaú unibanco já confirmaram o compromisso, estando pendente apenas uma data a ser estabelecida para a assinatura.
“Tratamos esse assunto com muita seriedade, pois o assédio moral é um dos piores problemas que a categoria enfrenta atualmente, sendo apontada, inclusive, como uma das maiores causadoras de adoecimento”, diz Juvandia. “E manteremos a atenção redobrada após a assinatura do acordo para que ele seja, de fato, um mecanismo efetivo de combate.”
Entenda – A cláusula de combate ao assédio moral se aplicará a todos os bancários do Brasil e prevê avaliação semestral do programa, com apresentação por parte da Fenaban de dados estatísticos setoriais com indicadores de qualidade. Com a informação, será possível identificar as causas e estabelecer políticas para combatê-las.
As instituições que aderirem se comprometerão com uma declaração explícita de condenação a qualquer ato de assédio. Também deverão implementar um canal para receber as denúncias, com prazo para apuração e retorno à entidade sindical. A denúncia poderá ser feita pelo bancário ou pelo Sindicato e o banco terá até 60 dias, contados a partir da data da denúncia, para apurar e tomar as providências.
Fonte: Seeb São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Nota de Solidariedade da CUT às Centrais Sindicais da Argentina
- AGO judicializada acarreta em mudança na orientação de voto das entidades
- AGO: Presidente da Cabesp faz manobra descabida, confronta Estatuto, e impede voto sobre prestação de contas
- Nova NR-1 passa a valer em maio; mudança é avanço, mas erra ao não prever participação dos trabalhadores
- Fique atento ao horário especial de funcionamento do Sindicato no Carnaval
- Sindicato, empregados e demais entidades sindicais apoiam candidatura de Fabiana Uehara para o CA da Caixa
- Conquista do Sindicato: Mais 310 mulheres se formam com bolsas do projeto Mais Mulheres na TI
- PLR do Bradesco será paga no dia 27 de fevereiro
- Banco Mercantil pagará segunda parcela da PLR no dia 4 de março
- Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
- ContrafCast aborda os impactos positivos da isenção do Imposto de Renda sobre o PIB
- Atendendo a pedido dos Sindicatos, Banco do Brasil antecipa pagamento da PLR para 3 de março
- Cobranças levam Caixa a corrigir distorções no Super Caixa
- COE Bradesco solicita o pagamento do PRB e banco nega
- Fim da escala 6x1 avança na Câmara e reforça pauta histórica do Sindicato