Golpe vitimiza participantes de fundos de pensão
A cada dia surge uma nova modalidade de golpe na praça com o objetivo de subtrair recursos dos cidadãos. As artimanhas vão desde clonagens de cartões, roubos de senhas pela internet, falsos agendamentos de serviços e até histórias de sequestros ou de premiações mentirosas. O mais novo alvo são os trabalhadores participantes de fundos de pensão.
O golpe consiste no envio de correspondência à possível vítima informando-a, em nome da “Associação Brasileira Securitária de Previdência Privada” (“Abrapp”), que a pessoa seria beneficiária do rateio de um fundo de reserva em poder de entidade previdenciária, mas que a liberação de qualquer valor estaria condicionada ao pagamento antecipado de um montante para cobertura dos “custos” (sic) processuais. Em seguida, a carta fornece o número de um telefone para o qual se deve ligar. Nessa ligação, o golpista informa a conta corrente de banco na qual o depósito deve ser feito.
Diante das ocorrências a ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) e a ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) passaram a fazer o alerta sobre as possibilidades de correspondências informando valores supostamente disponíveis serem falsas, sobretudo, se elas não tiverem sido enviadas pelo próprio fundo de pensão.
“Os participantes devem suspeitar de correspondências que fogem do padrão de comunicação normalmente utilizado pelo instituto previdenciário. Além disso, se tiverem sido vítimas do golpe devem procurar o mais rápido possível uma delegacia de polícia para lavratura de Boletim de Ocorrência”, complementa Adriana Pizarro, diretora da FETEC-CUT/SP.
Fonte: Fetec-CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi