Terminam nesta sexta eleições para Comitês de Ética do Banco do Brasil
Esta sexta-feira, 27, é o último dia da eleição para os Comitês de Ética no Banco do Brasil, conquista da Campanha Nacional do ano passado que tem por objetivo combater o assédio moral nos locais de trabalho. A votação está sendo realizada pelo Sisbb.
O Comitê de Ética de cada Estado terá a participação de dois representantes eleitos pelos trabalhadores do BB - um titular e um suplente. As inscrições dos candidatos foram feitas até o dia 12 de agosto.
"É importante que todos os bancários participem da votação, elegendo os candidatos indicados pelos sindicatos, para que possamos consolidar esse instrumento que vai nos ajudar a combater o assédio moral e as metas abusivas", convoca Eduardo Araújo, diretor do Sindicato de Brasília e coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
A pesquisa nacional encomendada pela Contraf-CUT e as consultas realizadas pelos sindicatos, que serviram de subsídio para a 12ª Conferência Nacional dos Bancários, mostraram que oito em cada dez bancários apontaram as metas abusivas e o assédio moral como os principais problemas enfrentados pela categoria hoje nos locais de trabalho.
"Os Comitês de Ética, que terão o objetivo de julgar os casos de assédio moral no Banco do Brasil, representam um instrumento importante para combater essa prática indiscriminada nos locais de trabalho", afirma Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT.
Este ano, a Fetec-CUT/SP e o Sindicato dos Bancários de Catanduva apoiam Josis Ricardo Cortez e Silvio Zanin. Cortez é funcionário do BB,formado em administração de empresas. Ele já atuou como delegado sindical, cipeiro e membro do Ecoa.
Zanin é formado em economia e atualmente trabalha na Gerat Paulista III, que fica no Complexo São João. Sua história dentro do banco comprova seu perfil de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Já foi membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) por três gestões, do Conselho Usuário da CASSI, do Satélite Esporte Clube e delegado sindical do Complexo São João, além de voluntário no curso da Gepes de alfabetização de jovens e adultos.
Fonte: Contraf-CUT/Com Redação
MAIS NOTÍCIAS
- Santander é condenado por mais uma tentativa de fraude trabalhista
- Perda de direitos: reforma trabalhista se aplica a contratos anteriores à lei, decide TST
- Live de Fim de Ano do Sindicato premia bancários associados
- Bradesco anuncia antecipação de vales refeição e alimentação
- Seminário “Discutindo o passado e construindo propostas contra o racismo" será nesta quarta (27), às 18h
- Mesmo demitindo e adoecendo bancários, bancos recebem quase R$ 200 milhões em incentivos fiscais
- TST julga nesta segunda-feira (25) a aplicação retroativa da reforma trabalhista e gratuidade de Justiça
- Funcef: Adequação da meta atuarial pode aumentar o benefício dos participantes que aderiram ao PDV, caso o benefício seja requerido a partir de janeiro
- Caixa adia negociação sobre caixas e tesoureiros para o dia 2 de dezembro
- Ao longo de toda a vida, negros recebem R$ 900 mil a menos que não negros no Brasil
- CGU demite ex-vice-presidente da Caixa por assédio; Sindicato reforça compromisso no combate a esse tipo de conduta
- Vitória da construção: G20 histórico abraça pautas do G20 Social
- Eleição da ANABB termina hoje (22). Confira os candidatos apoiados pelo Sindicato e Contraf-CUT
- Decisão sobre a adequação da meta atuarial da Funcef é adiada
- Campanha 21 Dias de Ativismo reforça luta pelo fim da violência contra a mulher