17/08/2010
Campanha Nacional Unificada 2010 já está nas ruas
Lançamento em Catanduva acontece no dia 25. Diretoria do Sindicato dos Bancários de Catanduva participará de caravana em Bauru, Araraquara e Barretos.
A Campanha Nacional Unificada 2010 aos poucos vai tomando conta das ruas do país. Na última segunda-feira (16 de agosto), bancários realizaram uma caminhada pelas ruas do centro da Capital, em um ato organizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Nesta sexta-feira (dia 20), será a vez do interior ingressar nessa luta. A diretoria do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região irá a Bauru, no centro do Estado, para participar da caravana de lançamento da Campanha Nacional da categoria, com passeatas, visitas a agências e reuniões, visando engajar os bancários nas lutas que estão por vir. A atividade será coordenada pela Fetec-CUT/SP.
O secretário de imprensa do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Roberto Carlos Vicentim, explica que as atividades visam mobilizar a categoria e dialogar com a população em geral. “Não buscamos apenas aumento de salário. Lutamos também pela melhora nas condições de trabalho e nos serviços prestados aos usuários, com mais contratações e ampliação do horário de atendimento”, afirma.
No dia 24 de agosto (próxima terça-feira), pela manhã, a caravana de lançamento da Campanha Nacional seguirá para Araraquara. À tarde, a mobilização será em Barretos. Em Catanduva, as atividades ocorrerão no dia 25.
Reivindicações
Este ano, a categoria propõe reajuste de 11% no salário, o que corresponde à reposição da inflação acumulada no período entre 1 de setembro do ano passado e 31 de agosto deste ano mais aumento real.
A minuta de reivindicações também pede o fim das terceirizações nos bancos, prática hoje bastante comum em setores como compensação, tesouraria, caixa rápido, home banking, autoatendimento, teleatendimento, cobrança, cartão de crédito e retaguarda.
Outra proposta da categoria é ampliar o horário de atendimento ao público. Pela minuta, as agências passariam a funcionar das 9h às 17h. A medida ajudaria a diminuir o tempo de espera dos clientes e usuários nas filas e incentivar a contratação de mais funcionários pelos bancos.
O texto também pede que os bancos ampliem a quantidade de funcionários à disposição dos clientes. Pela proposta, o número de caixas eletrônicos por agência não poderá ser superior ao dobro do número de empregados que exercem a função de caixa.
A primeira rodada de negociações ocorrerá no dia 24 (terça-feira), às 15h, em São Paulo. Nessa reunião, representantes do Comando Nacional dos Bancários e da Fenaban discutirão as reivindicações de saúde e condições de trabalho.
Veja as principais reivindicações dos bancários sobre Saúde do Trabalhador:
- Fim das metas abusivas
- Combate ao assédio moral
- Prevenção contra os riscos de adoecimentos
- Programa de Reabilitação Profissional em todos os bancos
- Promoção da saúde da mulher
- Assistência médica, hospitalar, odontológica e medicamentosa
- Manutenção de todos os direitos aos afastados por problemas de saúde
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi