17/08/2010
Itaú e Santander acionados por antissindicalismo
Numa decisão histórica, a OCDE aceitou denúncias de práticas antissindicais contra o Santander e do Itaú Unibanco.
A OCDE é uma organização internacional com sede na França. Tem 31 países membros, todos de alta renda e altos Índices de Desenvolvimento Humano e que afirmam a economia de livre mercado. O Brasil não é integrante da organização, mas existe em Brasília um local denominado Ponto de Contato Nacional, para onde podem ser encaminhadas denúncias que tenham relação com empresas multinacionais que atuam no país.
As denúncias encaminhadas pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo contra o Santander dizem respeito ao uso do interdito proibitório para dificultar a organização dos trabalhadores durante a greve de 2009. No caso do Itaú Unibanco, as reclamações dos trabalhadores brasileiros se referem a ameaças feitas por e-mail pela direção do banco com a intenção de desestimular os funcionários a participar da greve na campanha do ano passado. A OCDE reconheceu que ambas as atitudes ferem as diretrizes da própria associação.
Próximos passos – “O fato de terem sido aceitas significa que as denúncias procedem”, diz a diretora do Sindicato de São Paulo Rita Berlofa. Ela explica que o próximo passo será a convocação das partes para uma tentativa de conciliação. Qualquer que seja o resultado desse processo, será apresentado um relatório na reunião mundial da OCDE, em novembro.
“Embora não tenha nenhum efeito legal, passar por um processo como esse mancha o nome da empresa, uma vez que ele será divulgado mundialmente para trabalhadores, empresários e governos na reunião anual, que é tripartite. Isso alia as marcas Santander e Itaú Unibanco à ideia de desrespeito aos direitos dos trabalhadores”, esclarece a dirigente sindical.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Já votou nas eleições do CUSC? Sua participação fortalece o Saúde Caixa!
- Crédito em 2026: entre juros altos e a disputa pelo futuro do financiamento no Brasil
- Fim da escala 6×1 pode gerar 4,5 mi de empregos e impulsionar a economia do país
- Teto dos benefícios da Previdência Social sobe para R$ 8.475,55 em 2026
- Bancários do Itaú aprovam Acordo Coletivo de Trabalho para 2026
- Empregados da Caixa relatam dificuldades no Crédito do Trabalhador e movimento sindical cobra solução
- Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
- Assembleia do Itaú já começou. Bancário e bancária, vote aqui!
- BB: Falta de funcionários em agências varejo prejudica bancários, clientes e população
- Eleições CUSC: conheça os candidatos e as propostas da Chapa 2, que tem apoio do Sindicato
- Caixa faz 165 anos entre lucros recordes, fechamento de agências e cobranças por valorização dos empregados
- Benefícios da Funcef e aposentadorias acima do mínimo terão reajuste de 3,9%
- Aniversário de 165 anos da Caixa é marcado por mobilização em defesa dos empregados e por mudanças no Super Caixa
- Atividades em 8 de janeiro marcam história como o Dia da Democracia no Brasil
- Saiba quanto você vai economizar de IR com a calculadora do Dieese