Contraf-CUT retoma mesa temática de Saúde com a Fenaban nesta terça
Reunião discute temas como assédio moral e metas abusivas, fatores de adoecimento para muitos bancários. Mesa de segurança volta a se reunir nesta quinta.
A Contraf-CUT retoma nessa terça-feira, 20, a mesa temática de Saúde e Condições de Trabalho com a Fenaban. A reunião, que acontece às 15h30, em São Paulo, será a primeira sobre o tema após a retomada das mesas temáticas, conquistada pelos trabalhadores na campanha salarial de 2009.
Estarão em debate questões como assédio moral, metas abusivas, precarização do trabalho, entre outros. Na parte da manhã, o Coletivo de Saúde da Contraf-CUT se reúne na sede da confederação, em São Paulo, para preparar a reunião.
"As questões de saúde do trabalhador estão cada vez mais na ordem do dia entre os bancários, que estão se conscientizando da importância de ter um ambiente de trabalho livre de fatores de risco de adoecimento", afirma Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf-CUT. "Nossa expectativa é que possamos avançar na discussão na mesa temática, em especial nas questões que dizem respeito à organização do trabalho e que estão na origem de muitos adoecimentos de trabalhadores", sustenta.
Calendário
A Contraf-CUT já realizou neste ano reuniões das mesas de Segurança Bancária, Terceirização e Igualdade de Oportunidades. As três mesas já têm data marcada para a continuidade dos debates:
- Segurança Bancária - 22/4, 15h30
- Terceirização - 26/4, 15h30
- Igualdade de Oportunidades - 4/5, 15h30
"É fundamental termos reconquistado esses espaços de debate e negociação, caminho que acreditamos ser o melhor para a construção de soluções para os problemas enfrentados pela categoria", avalia Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi