Estudo do Ipea conclui que empresas não repassam ganhos ao trabalhador
A recuperação econômica, em curso no Brasil desde o ano passado, vem ocorrendo sem o repasse dos ganhos de produtividade para os salários, afirmou nesta quarta-feira (5) o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann.
"Isso não permite sustentação da trajetória que o Brasil vem apresentando no período recente de ampliação da massa de rendimentos do trabalho na renda nacional", disse. Segundo estudo apresentado por Pochmann, no biênio 2008/2009, o peso do trabalho na renda nacional, de 43,5% no período, aumentou 9,5% em relação aos anos de 1999 e 2000 (40%).
Para ele, dois fatores contribuem para que as empresas não repassem o aumento dos ganhos de produtividade para os salários dos trabalhadores. Um deles é a valorização do real, o que reduz as exportações brasileiras.
"A valorização cambial implica uma pressão de custos para as empresas, ou seja, torna mais difícil colocar os produtos no mercado internacional. As empresas evitam, ao máximo, o repasse de produtividade para os salários, para compensar", disse.
O outro motivo é o aumento da taxa básica de juros, a Selic, que "desacelera o nível de atividade e compromete as decisões voltadas para os investimentos".
Apesar dessa perspectiva de menor participação do salário na renda total do país, Pochmann lembra que a situação já foi pior. "O bom sinal para o Brasil é que, na primeira década deste século, os salários passaram a recuperar sua participação na renda nacional, depois de 40 anos em que os salários perdiam participação, uma vez que a renda da propriedade e dos lucros e juros cresciam mais que os salários".
Segundo o estudo, houve queda de 29,3% na participação do rendimento do trabalho na renda nacional, na comparação entre os biênios 1959/1960 (56,6% de representatividade) e 1999/2000. Pochmann acrescentou que o Brasil ainda tem longo um caminho para alcançar os países desenvolvidos, onde os salários representam mais de dois terços do total da renda.
Fonte: Agência Brasil
MAIS NOTÍCIAS
- Sindicato publica aviso de greve dos empregados da Caixa a partir do dia 10 de setembro
- Contraf-CUT envia ofício ao Banco do Brasil e solicita reabertura das negociações
- Setembro amarelo: saúde mental dos bancários exige prevenção, acolhimento e mudanças no trabalho
- Banco do Brasil responde e negociação será retomada nesta terça-feira (8)
- Planos da Funcef mantêm desempenho acima das metas até julho
- Perguntas e respostas sobre as assembleias dos bancários
- Funcef: Começou a prova de vida para os nascidos em setembro
- Bancários de Catanduva e região aprovam proposta dos bancos privados e rejeitam acordos do BB e da Caixa
- CCT foi aprovada nos bancos privados por sindicatos de todo o país
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada