Encontros regionais elegem delegados ao 21º Congresso dos Bancários do BB
Sindicato dos Bancários de Catanduva realiza assembleia nesta quarta-feira, 12, no auditório, às 20 horas.
Os bancários de todo o país estão se mobilizando para a realização de assembleias e encontros estaduais e regionais preparatórios para o 21º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio, em São Paulo. As atividades debaterão os temas e elegerão os delegados de cada região ou estado para o congresso nacional. O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região estará realizando assembleia nesta quarta-feira, 12, no auditório, às 20 horas.
"No momento em que se debate a importância dos bancos públicos para a sustentação do sistema financeiro, é fundamental que os funcionários do BB participem não só desta discussão como também debatam como deve ser valorizado o trabalhador dentro desse contexto", defende Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT.
21° Congresso do BB
O 21º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil será realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Novotel Jaraguá, em São Paulo. As federações têm até o dia 16 de maio para realizar assembléias para escolha de delegados.
O critério para eleição é de um delegado a cada 300 trabalhadores na base sindical em questão, ou fração maior ou igual a 150. Além deles, são delegados natos os 11 membros da CEBB.
Também podem ser indicados observadores, com direito somente a voz, até no máximo 5% da delegação efetiva. Ao todo, serão 309 delegados e delegadas, que somados aos 16 observadores, constituem um total de 325 participantes.
No momento da inscrição, os delegados serão divididos proporcionalmente em quatro grupos de trabalho: Saúde e Condições de Trabalho; O papel do Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional; Plano de Carreira, Cargos e salários (PCCS), Remuneração e Jornada; e Organização do movimento.
Fonte: Contraf/CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi