Juros para cheque especial e empréstimo pessoal sobem pelo segundo mês
Os juros médios do empréstimo pessoal e do cheque especial registraram leve alta entre maio e junho, pelo segundo mês seguido, segundo pesquisa divulgada na segunda-feira (14) pela Fundação Procon de São Paulo.
A taxa média do empréstimo pessoal passou de 5,21% ao mês registrada em maio para 5,28% a.m. neste mês, um aumento de 0,07 ponto percentual. O aumento, segundo o estudo, deve-se às elevações feitas pelo HSBC, Banco do Brasil/Nossa Caixa e Bradesco.
Já na taxa do cheque especial, a média registrada passou de 8,83% a.m. registrada em maio para 8,90% ao mês neste mês - um aumento também de 0,07 ponto percentual. Neste caso, a elevação foi resultado dos aumentos promovidos pelo Real/Santander, Bradesco, Banco do Brasil/Nossa Caixa e HSBC.
O estudo verifica as cobranças dos dez maiores bancos do País, tomando para comparação o empréstimo para um período de 12 meses e o cheque especial para 30 dias.
Por banco
Dos dez bancos analisados, as menores taxas para empréstimo pessoal neste mês podem ser encontradas no Banco do Brasil/Nossa Caixa, de 4,68% ao mês. Já o Itaú/Unibanco apresentou a maior taxa para essa modalidade de crédito em junho, de 5,86% ao mês.
No caso do cheque especial, a CEF (Caixa Econômica Federal) ainda mantém a menor taxa dentre os bancos analisados pelo Procon - de 7,15% ao mês. Já o Safra apresenta a maior taxa para essa modalidade de crédito, de 12,30% ao mês.
Fonte: InfoMoney
MAIS NOTÍCIAS
- Lucro do Banco do Brasil despenca 53,5% no 1º trimestre de 2026
- Comando Nacional irá à mesa com Fenaban para exigir ambiente de trabalho saudável
- COE Bradesco debate renovação do Supera para 2026 e garante avanço para gestantes
- Fechamento de agências e sobrecarga de trabalho dominam reunião entre COE Santander e direção do banco
- Pela Vida das Mulheres, a Luta é de todos: CUT lança campanha permanente de combate ao feminicídio
- Após cobrança, reunião sobre a Cassi é marcada para essa quinta-feira (14)
- 13 de Maio reforça luta antirracista e mobiliza categoria bancária para a Campanha Nacional
- Dieese realiza jornada de debates nacionais pelo fim da 6x1: confira locais e datas
- Bancários do Itaú fazem assembleia virtual sobre acordo de CCV nesta sexta-feira (15). Participe!
- Escala 6x1 e jornada de 44h contribuem para a desigualdade de renda no Brasil
- Burnout explode 823% e novo decreto fará empresas pagarem caro por metas absurdas: escala 6×1 é próximo alvo
- Oficina de Formação da Rede UNI Mulheres aborda desafios para igualdade de gênero no país, com aulas práticas de autodefesa
- Sindicato participa de lançamento de livro que celebra legado político e sindical de Augusto Campos
- Santander reduz lucro no 1º trimestre de 2026 e mantém cortes de empregos e fechamento de unidades
- Movimento sindical cobra retomada imediata da mesa de negociação da Cassi