Centro de ensino põe mundo do trabalho na teoria
Atividades da Escola Dieese de Ciências do Trabalho devem começar já no início de 2011.
A partir de 2011, quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo do trabalho poderá contar com um centro de excelência de ensino especializado no tema. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) conseguiu no final de maio a liberação do Ministério da Educação para abrir a Escola Dieese de Ciências do Trabalho.
“O Dieese sempre teve vocação para a formação. A maior parte dos líderes ligados hoje à luta dos trabalhadores passou pelas salas de aula do órgão, entre eles o próprio presidente Lula”, diz a dirigente sindical Ana Tércia Sanches, que comanda a Secretaria de Estudos Socioeconômicos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “As mais importantes figuras ligadas às vitórias dos trabalhadores brasileiros receberam nas salas de aula do Dieese subsídios fundamentais para direcionar suas caminhadas dentro da política. Isso vai agora se multiplicar com essa iniciativa.”
O Dieese foi fundado em 1955 pelo movimento sindical para desenvolver pesquisas para fundamentar as reivindicações dos trabalhadores e hoje tem o suporte das cinco maiores centrais sindicais do país, sendo reconhecido nacional e internacionalmente.
No início de junho, o governo federal assinou a concessão por dez anos de um imóvel da União na Rua Aurora, no centro de São Paulo, onde funcionará a instituição. Muitos dos detalhes ainda estão para ser definidos, mas sabe-se que o centro de ensino oferecerá cursos de graduação e pós-graduação para o público em geral e disciplinas de especialização para dirigentes sindicais. “A faculdade já nasce interdisciplinar, porque vai unir áreas do conhecimento que normalmente nos cursos superiores ficam separadas, como Direito, Economia, Sociologia, Administração e História, entre outras”, acrescenta Ana Tércia.
A dirigente lembra que as faculdades de economia hoje em dia praticamente não tratam do mundo do trabalho. “É um absurdo ignorar o trabalhador, uma das variáveis mais importantes quando você fala em economia do mundo real”, diz.
Ano que vem – A previsão é de que a primeira turma da Escola Dieese de Ciências do Trabalho comece a estudar em julho de 2011, mas as atividades no local já devem ter início no começo do ano que vem. Ainda não está definido o número de vagas que serão abertas nem se haverá cobrança de mensalidades.
O público alvo da faculdade não será apenas formado por dirigentes sindicais. “Temos, por exemplo, entre os possíveis interessados aquele advogado especializado em Direito do Trabalho que sente falta de um curso onde possa se aprofundar sobre o mundo do trabalho contemporâneo. O fato de o Dieese estar sempre ligado, desde sua origem, ao dia-a-dia do trabalho pela realização freqüente de estudos e pesquisas vai fazer com que a faculdade esteja sempre conectada ao mundo real”.
Fonte: SEEB S Paulo - Danilo Pretti Di Giorgi
MAIS NOTÍCIAS
- Funcef: Começou a prova de vida para os nascidos em setembro
- Planos da Funcef mantêm desempenho acima das metas até julho
- Bancários de Catanduva e região aprovam proposta dos bancos privados e rejeitam acordos do BB e da Caixa
- Perguntas e respostas sobre as assembleias dos bancários
- Negociação garante bônus de R$ 3 mil para funcionários do Banco do Brasil
- Sindicato conquista na Justiça pagamento da 7ª e 8ª horas a tesoureiros da Caixa
- Caixa: Veja proposta que será votada na assembleia
- Grito dos Excluídos 2026 leva às ruas luta por terra, paz, moradia e soberania
- Câmara aprova Convenção 190 da OIT contra violência e assédio no trabalho
- Fim da escala 6x1 é aprovado na CCJ; votação no plenário do Senado será marcada
- Assembleia virtual nos dias 3 e 4 de setembro vai decidir sobre proposta da Fenaban, BB e Caixa
- Banco do Brasil finaliza proposta para renovação do ACT específico
- Confira a proposta da Caixa Econômica Federal
- Mesa de negociação com Banco do Brasil foi remarcada para terça-feira (1º)
- Banco do Brasil apresenta proposta para renovação do ACT específico