Justiça condena HSBC por assédio em interdito contra Sindicato de Guarulhos
A Justiça do Trabalho de Guarulhos condenou o HSBC por assédio processual em ação de interdito proibitório ingressada durante a campanha salarial de 2009 contra o Sindicato dos Bancários de Guarulhos.
"É uma vitória de toda a sociedade, que há muito reclama da morosidade da justiça e agora vê punida uma empresa que com esta atitude, além de fazer pouco caso das decisões judiciais, cooperava com essa demora", declara Jessé Costa, presidente do Sindicato.
A vitória em primeira instância obtida pela entidade foi sentenciada em 11 de junho pela Juíza da 8ª Vara do Trabalho de Guarulhos, Renata Simões Loureiro Ferreira, concluindo que houve má fé por parte do banco por ter ingressado com a mesma ação em todas as Varas da Comarca de Guarulhos, caracterizando o assédio.
Segundo a juíza, "o autor praticou assédio processual, caracterizado nesse caso pelo exercício imoderado de faculdades processuais legalmente previstas, com o fim de evitar a submissão a pronunciamento judicial desfavorável, ou de escolher a que melhor atendesse aos seus interesses".
A instituição terá que arcar com R$ 240.000,00, sendo dois terços destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), um terço ao Sindicato dos Bancários de Guarulhos, mais 1% por uso de má fé e outros 15% de honorários para advogada do sindicato.
"Essa decisão, ainda que não seja definitiva, tem importância muito maior que o valor financeiro estabelecido na multa, pois é um exemplo claro de que quem realmente tem interesse em burlar a lei não são os trabalhadores", afirma Itanir Batista Gonçalves, diretor da entidade e funcionário do HSBC.
A partir da data da sentença, a empresa tem oito dias para entrar com recurso ordinário. Para saber mais sobre o processo, basta acessar - trtsp.jus.br/consultas/ 01978200931802007.
Fonte: Contraf-CUT com Fetec-CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade