Avanços em negociação sobre plano de saúde no Itaú Unibanco
O plano de saúde dos trabalhadores do Itaú Unibanco foi o principal tema da negociação envolvendo os dirigentes sindicais e representantes da instituição financeira.
Na reunião que aconteceu na terça-feira 6, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região foi apresentado o transtorno que os funcionários estão enfrentando para conseguir senhas para os procedimentos clínicos. O banco afirmou que irá agilizar a liberação dos pedidos e que, dentro de 60 dias, o prazo para liberar as senhas de procedimentos simples ocorrerá em até 24 horas após a solicitação e, para próteses e órteses, em até 48 horas. Além disso, a empresa disse que está analisando formas de diminuir a burocracia para a obtenção das senhas por parte do funcionário.
Por outro lado, atendendo à reivindicação dos trabalhadores, o banco anunciou a ampliação da rede de atendimento. Houve o credenciamento dos hospitais Sírio-Brasileiro, em Osasco, e Lefort, na zona oeste. Além disso, os hospitais São José e Santa Catarina já estão atendendo todos os procedimentos, e o São Camilo, os serviços ambulatoriais. Ficou acertado também que os bancários que quiserem sugerir novos credenciamentos para atender a sua região podem enviar para Portal de Pessoal do banco. “São medidas importantes que melhorarão o atendimento hospitalar aos bancários”, afirma o diretor do Sindicato de São Paulo, Daniel Reis.
Na negociação os representantes do banco afirmaram que não haverá cobrança de co-participação dos titulares em caso de consulta médica. Outro compromisso é o envio no prazo de 60 dias do extrato com toda a movimentação do usuário.
“Consideramos um avanço essas medidas. No entanto, continuaremos insistindo nas negociações para que os gerentes tenham direito ao plano executivo sem que haja cobrança pela alteração, conforme acordo já assinado pelo banco”, diz Daniel. O dirigente afirma ainda que foi cobrada a revisão para que o Itaú passe a atender os procedimentos do antigo Unibanco AIG como, por exemplo, a de escleroterapia. O banco ficou de dar um retorno na próxima negociação. Além disso, o funcionário que estiver sem carteirinha deve procurar seu supervisor para que ela seja providenciada.
Outro ponto discutido foi o plano odontológico. O Sindicato reivindicou a ampliação dos credenciamentos para os planos Safira e Diamante e a diminuição no prazo do agendamento das consultas. Questões que o banco irá responder na próxima reunião.
Outros assuntos – Uma nova negociação será agendada para os próximos dias e estão na pauta a terceirização em algumas áreas, segurança bancária - onde será questionada a retirada das portas giratórias das agências - transporte voltado aos fretados e a discussão de solução para as vagas do estacionamento no Centro Administrativo Unibanco (CAU).
Fonte: SEEB S Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Já votou nas eleições do CUSC? Sua participação fortalece o Saúde Caixa!
- Crédito em 2026: entre juros altos e a disputa pelo futuro do financiamento no Brasil
- Fim da escala 6×1 pode gerar 4,5 mi de empregos e impulsionar a economia do país
- Teto dos benefícios da Previdência Social sobe para R$ 8.475,55 em 2026
- Bancários do Itaú aprovam Acordo Coletivo de Trabalho para 2026
- Empregados da Caixa relatam dificuldades no Crédito do Trabalhador e movimento sindical cobra solução
- Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
- Assembleia do Itaú já começou. Bancário e bancária, vote aqui!
- BB: Falta de funcionários em agências varejo prejudica bancários, clientes e população
- Eleições CUSC: conheça os candidatos e as propostas da Chapa 2, que tem apoio do Sindicato
- Caixa faz 165 anos entre lucros recordes, fechamento de agências e cobranças por valorização dos empregados
- Benefícios da Funcef e aposentadorias acima do mínimo terão reajuste de 3,9%
- Aniversário de 165 anos da Caixa é marcado por mobilização em defesa dos empregados e por mudanças no Super Caixa
- Atividades em 8 de janeiro marcam história como o Dia da Democracia no Brasil
- Saiba quanto você vai economizar de IR com a calculadora do Dieese