01/10/2025
Sindicato intensifica mobilização: instransigência da Caixa ameaça futuro do Saúde Caixa
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região realizou, nesta quarta-feira (1), uma reunião na agência da Caixa Econômica Federal em José Bonifácio para dialogar com os empregados sobre o andamento das negociações em torno da renovação do Acordo Específico do Saúde Caixa, o plano de saúde dos trabalhadores.
A atividade integra um calendário de mobilização organizado pela entidade, que está promovendo encontros em todas as agências da base. O objetivo é cobrar do banco uma proposta concreta que assegure a manutenção do plano dentro dos princípios de solidariedade, mutualismo e pacto geracional, além de garantir reajuste zero nas mensalidades.
A atividade integra um calendário de mobilização organizado pela entidade, que está promovendo encontros em todas as agências da base. O objetivo é cobrar do banco uma proposta concreta que assegure a manutenção do plano dentro dos princípios de solidariedade, mutualismo e pacto geracional, além de garantir reajuste zero nas mensalidades.

As mobilizações serão intensificadas até o dia 7 de outubro, data em que será realizado o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. O Sindicato reforça que os trabalhadores não aceitarão retrocessos nem manobras que representem ameaça ao plano.
Até o momento, a Caixa não apresentou nenhuma proposta para superar o impasse. Estudos apresentados pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) na última mesa com o banco comprovam que o atual modelo de custeio é insustentável a longo prazo. No entanto, se a instituição tivesse preservado o modelo de custeio 70/30, adotado anteriormente, o Saúde Caixa teria se mantido equilibrado e, inclusive, registrado superávits nos últimos três anos.

“A cada rodada de negociação, os empregados depositam grandes expectativas, porque estamos tratando de um tema essencial: a saúde. O Saúde Caixa é uma conquista histórica e precisa ser preservado, garantindo condições dignas de acesso e assistência para todos os trabalhadores. A Caixa, ao se manter intransigente em cada negociação, revela seu total descompromisso com a saúde da categoria. Nossa luta não vai cessar até que o direito de todos seja respeitado”, reforçou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú confirma pagamento da segunda parcela da PLR em 27 de fevereiro
- Santander confirma pagamento da PLR em 27 de fevereiro após ofício da Contraf-CUT
- Lucro de R$ 15 bi no Santander contrasta com cortes, sobrecarga e retirada de direitos
- Governo planeja levar projeto 6x1 em regime de urgência
- Nova estrutura de certificações da Anbima entra em vigor em 2026 e exige preparação dos bancários
- Na Previc, Funcef debate propostas para solucionar passivo previdenciário
- Cassi homologa chapas para Eleições 2026; Sindicato e Contraf-CUT apoiam as chapas 2 e 55
- Morosidade da Caixa atrasa pagamento dos deltas e Super Caixa
- Vitória dos trabalhadores: IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês
- Com volta do Congresso, Sindicato segue na defesa dos bancários e bancárias
- Caso Banco Master: desregulação atinge o próprio Banco Central e ameaça empregos bancários
- Rede 2026 do BB acende alerta: Sindicato debate impactos e reforça defesa dos trabalhadores
- Sistema financeiro brasileiro nega crédito como direito e mantém lógica de exclusão social
- Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
- Bradesco: movimento sindical garante vitória na pontuação de atendimento e novas melhorias para bancários