17/09/2025
Sindicato mobiliza nas redes sociais em defesa do Saúde Caixa
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região se somou aos empregados e empregadas da Caixa de todo o país numa grande mobilização em defesa do Saúde Caixa. Nas redes sociais, a entidade reforçou as cobranças para que o banco apresente uma proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do plano de saúde e pela valorização dos trabalhadores.
Principais reivindicações:
Principais reivindicações:
- Reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa;
- Fim do teto de custeio de 6,5% da folha salarial;
- Cumprimento do modelo de custeio 70/30;
- Respeito aos princípios do mutualismo, solidariedade e ao pacto intergeracional;
- Melhoria e ampliação da rede credenciada própria;
- Compartilhamento das redes de outros planos;
- Plano na aposentadoria para contratados depois de 2018;
- Fortalecimento do GT Saúde Caixa;
- Fortalecimento do Conselho de Usuários;
- Maior participação dos usuários e representantes dos trabalhadores na gestão do plano;
- Funcionamento efetivo dos comitês de credenciamento;
- Aporte pela Caixa dos valores pagos a menor.
As ações nas redes sociais seguem, pelo menos, até sexta-feira (19), quando acontecerá a próxima reunião de negociações para a renovação do ACT do Saúde Caixa. A reunião será realizada em Brasília, a partir das 12h30.
O Sindicato tem percorrido as diversas agências de sua base para esclarecer os empregados sobre as negociações em andamento.
Recentemente, a direção do banco divulgou um card minimizando a previsão de aumento de custos apresentada na última mesa. A Caixa calculou cobrar aumentos abusivos: alíquota do titular de 3,5% para 5,5%, valor por dependente de R$ 480 para R$ 672, teto de cobrança do conjunto de 7% para 12% e até 17 contribuições em 2026. Enquanto isso, a instituição registra lucros bilionários: R$ 14 bi em 2024 e R$ 4,9 bi apenas no 1º trimestre de 2025.
Os dados deixam evidente a estratégia do banco de sufocar o plano, em vez de fortalecer sua sustentabilidade com base na solidariedade e ampliar sua participação nos custos.
“O que os trabalhadores esperam da Caixa é uma proposta concreta, que garanta a continuidade do Saúde Caixa com base nos princípios de solidariedade e mutualismo, sem repassar custos abusivos para os empregados. Não aceitaremos retrocessos nem manobras que tentem desmontar o plano. Se a direção insistir em ignorar as reivindicações da categoria, a mobilização vai crescer: estaremos nas ruas, nas agências e nas redes sociais, ampliando a pressão até que nossos direitos sejam respeitados”, destacou o diretor do Sindicato dos Bancários de catanduva e região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta