19/07/2024

Operação da Caixa Asset será discutida em reunião do Conselho de Administração nesta segunda (22)

Após cobrança feita por Fabiana Uehara, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa (CA), o descomissionamento de gerentes da Caixa Asset será pauta de discussão da próxima reunião do CA na próxima segunda-feira (22).

Na última semana, circulou a notícia de que empregados cedidos para a subsidiária Caixa Asset foram destituídos após apresentar relatório no qual não recomendavam a compra de títulos de crédito emitidos pelo Banco Master, o que causou muita indignação entre os trabalhadores da Caixa e repercutiu de forma muito negativa na imprensa.

Fabiana anunciou que iria solicitar reunião com o presidente da Caixa Asset para esclarecer o assunto.

Parecer

No parecer, o negócio era desaconselhado por vários motivos, dentre os quais o fato do modelo de negócios do emissor ser considerado de “difícil compreensão”, o que apontava para um “alto risco de solvência” e tornaria o negócio (que foi considerado “atípico” e com valor “alto demais”) uma operação “arriscada” para a subsidiária. A destituição, ocorrida poucos dias após a apresentação do relatório, foi considerada uma retaliação.

Outras informações reforçam a preocupação com o negócio. O atual vice-presidente de Atacado da Caixa, Tarso Duarte de Tassis, nomeado durante a gestão de Carlos Vieira, é ex-consultor do Banco Master e foi recém nomeado para o Conselho de Administração da Caixa Asset. O atual presidente da subsidiária, Pablo Costa Sarmento, que também foi nomeado por Carlos Vieira, teria sido indicado para o cargo por Altineu Côrtes (RJ), líder do PL de Bolsonaro na Câmara, conforme fontes ouvidas por um jornal de grande circulação.

 
Fonte: Apcef/SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS