05/12/2023

Na Rede do Conhecimento, aulas de revisão sobre CPA 10, CPA 20 e CEA em dezembro para terminar bem o ano

A Rede do Conhecimento, plataforma de EAD da Fenae e das Apcefs parceira do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, tem programado para o mês de dezembro dois aulões de revisão sobre conteúdos de certificações bancárias. O primeiro será realizado em 6 de dezembro e tratará de informações sobre CPA-10 e CPA-20. O segundo, previsto para o dia 13 do próximo mês, abordará as questões relativas ao CEA. 

Os encontros acontecem pelo site www.fenae.org.br/tiraduvidas, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, e servem de ótimas oportunidades de atualização profissional para bancárias e bancários sindicalizados.

O serviço é mais uma vantagem para quem for associado ao Sindicato. O objetivo é assegurar a qualificação dos trabalhadores em relação ao atendimento à população. É assim porque as provas de certificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) foram criadas para atestar o conhecimento dos bancários sobre as regras e a legislação dos investimentos, representando ainda uma exigência do Banco Central para os profissionais que operam no sistema financeiro. 

Na Rede do Conhecimento, o tira-dúvidas está organizado por temas. Isso permite aos alunos terem uma melhor compreensão do conteúdo.

Os tira-dúvidas foram iniciados em 5 de junho deste ano e são ministrados pelo professor Pio Mielo e sua equipe. O professor, nesse caso, é matemático, especialista em finanças, políticas de investimento e educação financeira, pós-graduado em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas. 

Conteúdo de certificação bancária

A CPA-10 se destina a certificar profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou plataformas de atendimento. 

Já a CPA-20 se destina a certificar profissionais que atuam na prospecção, venda de produtos de investimento ou na manutenção da carteira de investimentos de clientes com atendimentos nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais. 

No caso da CEA, outro exame de certificação da Anbima, o foco é na consultoria de investimentos. Trata-se de uma prova em que o dia a dia da agência bancária já não ajuda muito, pois muitos dos produtos financeiros estão fora do cotidiano de uma unidade do banco. Um profissional certificado adquire o conhecimento necessário para atender aos clientes quanto a produtos financeiros e proteger o banco contra lavagem de dinheiro.  

Lembrete importante  

Se o bancário associado perder algum dos aulões de revisão do tira-dúvidas, existe ainda a chance do conteúdo ser conferido pelo que ficou gravado na Rede do Conhecimento. Basta acessar o menu “Ao vivo”, clicar em Aulas ao vivo e depois em Tira-dúvidas. 

Para ter acesso à Rede do Conhecimento, bancários associados devem enviar e-mail para a Secretaria Geral do Sindicato (seebcat@bancariosdecatanduva.com.br) solicitando login, informando nome completo, e-mail e CPF. Após se inscrever, os dados serão conferidos e enviados para a Contraf-CUT e Instituto Fenae, que vão liberar acesso à plataforma. O login e instruções de uso serão enviados para o e-mail cadastrado.

A inscrição é grátis. Quem não é sócio e quiser usar a plataforma deverá pedir antes sua sindicalização.

"O serviço amplia a gama de vantagens e benefícios oferecida pelo Sindicato aos trabalhadores filiados. Nunca foi tão importante estar preparado para o mercado de trabalho como nos tempos atuais. Com o acesso à Rede do Conhecimento, bancários poderão realizar cursos buscando o crescimento profissional e obter conhecimentos que poderão ser levados por toda a vida, além de ser uma grande oportunidade para mostrarem seus talentos também em outras áreas", explica o secretário geral do Sindicato, Júlio César Trigo.

Se você tiver dificuldades com o login de acesso, entre em contato com a secretaria do Sindicato pelo telefone (17) 3522-2409 ou pelo WhatsApp (17) 99259-1987.
Fonte: Fenae, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS